Cabeçalho da página

Desenvolvimento profissional de um professor ao (re)elaborar uma prova escrita de matemática

Tiago Ponciano Antunes, Marcele Tavares Mendes

Resumo

Neste artigo, ancorados em uma avaliação da aprendizagem como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, apresentamos uma discussão acerca da atividade de um professor (re)elaborar uma prova escrita. Subsidiamos nossas reflexões na análise de um ciclo de interação de aplicação de uma tarefa de uma prova escrita – Prova de Levar para Casa, e sua respectiva grelha de correção. Ela foi aplicada a um grupo de 8 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Paraná na cidade de Londrina no segundo semestre de 2017. Esse ciclo de interação baseia-se na abordagem de Pesquisa em Desenvolvimento (Design Research). Do ponto de vista metodológico, a discussão realizada a partir da análise da produção escrita presente nas provas tem natureza qualitativa e se fundamenta em uma análise interpretativa. A partir desse processo de análise foi possível inferir que um professor, ao (re)elaborar os instrumentos utilizados, tem a oportunidade de desenvolver saberes docentes da prática avaliativa (o que ocorreu), assim como para a prática avaliativa (ações futuras); de reconhecer a possibilidade de provocar mudanças na realidade escolar, na direção de envolver os alunos em um processo de avaliação que subsidia e orienta os processos de ensino e de aprendizagem.


Palavras-chave

Educação Matemática; Avaliação da Aprendizagem; Análise da Produção Escrita; Prova Escrita; Grelhas de Correção.


Texto completo:

PDF

Referências


BARLOW, M. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BURIASCO, R. L. C; FERREIRA, P. E. A; CIANI, A. B. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 69-96, 2009.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017.

DE LANGE, J. Mathematics, Insight and Meaning. Utrecht: OW &OC, 1987.

DE LANGE, J. Framework for classroom assessment in mathematics. Utrecht: Freudenthal Institute and National Center for Improving Student Learning and Achievement in Mathematics and Science, 1999.

ESTEBAN, M. T. A avaliação no cotidiano escolar. In: ESTEBAN, M. T. et al. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 7-28.

FORSTER, C. A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015.

HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Trad. Júlia Lopes Ferreira e José Manuel Cláudio. 4. ed. Lisboa: Porto, 1994.

LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio, Rio Grande do Sul, n.12, p. 6-11, 2000.

MATTA, A.E.R; SILVA, F.P.S; BOAVENTURA, E.M. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, 2014.

MENDES, M. T. Utilização da Prova em Fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. Tese de doutorado. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.

MENDES, M. T.; TREVISAN, A. L.; BURIASCO, R. L. C. Possibilidades de intervenção num contexto de ensino e avaliação em matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, vol. 3, n. 1, p.1-13, 2012.

PEDROCHI JUNIOR, O. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em Matemática. Dissertação de Mestrado. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

SMITH, M. S.; HILLEN, A.; HEFFERNAN, C. Student-constructed representations: Vehicles for helping teachers understand students' mathematical thinking. In: BLUME, Glendon; HEID, Mary Kathleen; SMITH, Margaret Schwan. 2001 Yearbook of the Pennsylvania council of teachers of mathematics: The role of representation in the teaching and learning of mathematics, State College, PA: The Council of Teachers of mathematics, p. 65-69, 2001.

TARDF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

TREVISAN, A. L. Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática. 2013. Tese de Doutorado. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013.

VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. Assessment and Realistic Mathematics Education. Utrecht: Freudenthal Institute, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5846

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License