Estágio Supervisionado em Ciências: o papel da autonomia e da clareza nas tarefas para a satisfação dos estagiários
Resumo
Este estudo investigou a satisfação de futuros professores em estágios supervisionados no ensino de Ciências, com foco em três dimensões: características do estágio, ambiente institucional e fatores contextuais. A partir da aplicação de um questionário composto por 33 itens, os resultados destacaram a relevância da autonomia e da clareza na definição das tarefas para a promoção da satisfação dos estagiários. A autonomia apresentou um impacto positivo significativo, corroborando a teoria da autodeterminação, que enfatiza sua importância para a motivação e satisfação intrínsecas. Da mesma forma, a clareza nas responsabilidades atribuídas mostrou-se um fator relevante, sugerindo que uma comunicação eficaz contribui para uma experiência mais positiva. Em contrapartida, a diversidade de habilidades exigidas apresentou um efeito negativo, indicando que a sobrecarga de demandas pode gerar estresse e reduzir a satisfação. Por fim, a ausência de correlações significativas em algumas variáveis aponta para a necessidade de investigar outros fatores que possam influenciar a vivência dos estagiários, ampliando o escopo analítico em estudos futuros.
Palavras-chave
formação inicial docente; estágio supervisionado; ensino de Ciências
Texto completo:
PDFReferências
AGUINIS, H.; GOTTFREDSON, R. K.; JOO, H. Best-Practice Recommendations for Defining, Identifying, and Handling Outliers. Organizational Research Methods, v. 16, n. 2, p. 270–301, 2013.
BEENEN, G. Learning fast: understanding mba internship effectiveness. Academy of Management Proceedings, v. 2007, n. 1, p. 1–6, 2007.
BILLETT, S. Realising the educational worth of integrating work experiences in higher education. Studies in Higher Education, v. 34, n. 7, p. 827–843, 1 2009.
COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2nd ed. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.
COOK, S. J.; PARKER, S. R.; PETTIJOHN, C. The Perceptions of Interns: A Longitudinal Case Study - ProQuest. Journal of Education for Business, v. 79, n. 3, p. 179–185, 2004.
D’ABATE, C. P.; YOUNDT, M. A.; WENZEL, K. E. Making the Most of an Internship: An Empirical Study of Internship Satisfaction. Academy of Management Learning & Education, v. 8, n. 4, p. 527–539, 2009.
DARLING-HAMMOND, L. Constructing 21st-Century Teacher Education. Journal of Teacher Education, v. 57, n. 3, p. 300–314, 2006.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. The “What” and “Why” of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227–268, 2000.
DEPAEPE, F.; KÖNIG, J. General Pedagogical Knowledge, Self-Efficacy and Instructional Practice: Disentangling Their Relationship in Pre-Service Teacher Education. Teaching and Teacher Education, v. 69, p. 177–190, 2018.
FIELD, Andy. Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics. 4. ed. London: SAGE Publications, 2013.
FANG, X. et al. Critical Factors Affecting Job Offers for New MIS Graduates. Journal of Information Systems Education, v. 15, n. 2, p. 189–204, 2004.
HACKMAN, J. R.; OLDHAM, G. R. Development of the Job Diagnostic Survey. Journal of Applied Psychology, v. 60, n. 2, p. 159–170, 1975.
HELYER, R.; LEE, D. The Role of Work Experience in the Future Employability of Higher Education Graduates. Higher Education Quarterly, v. 68, n. 3, p. 348–372, 2014.
HOBSON, A. J. et al. Mentoring Beginning Teachers: What We Know and What We Don’t. Teaching and Teacher Education, v. 25, n. 1, p. 207–216, 2009.
HORA, M. T. et al. Problematizing College Internships: Exploring Issues with Access, Program Design, and Developmental Outcomes in Three U.S. Colleges. 1 mar. 2019. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2023.
JACKSON, D.; FLEMING, J.; ROWE, A. Enabling the Transfer of Skills and Knowledge across Classroom and Work Contexts. Vocations and Learning, v. 12, n. 3, p. 459–478, 2019.
KNEMEYER, A. M.; MURPHY, P. R. Logistics internships: Employer and student perspectives. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 32, n. 2, p. 135–152, 2002.
KNOUSE, S. B.; TANNER, J. R.; HARRIS, E. W. The Relation of College Internships, College Performance, and Subsequent Job Opportunity. Journal of Employment Counseling, v. 36, n. 1, p. 35–43, 1999.
KYRIACOU, C.; KUNC, R. Beginning Teachers’ Expectations of Teaching. Teaching and Teacher Education, v. 23, n. 8, p. 1246–1257, 2007.
LEITE, N. D. O. G. A Relevância do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente. Diversitas Journal, v. 8, n. 1, p. 0196–0203, 2023.
MENEZES, J. P. C. Estágio Supervisionado Síncrono: desenvolvimento das habilidades pedagógicas e Identidade do Profissional no Ensino de Ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 19, n. 42, 2023.
SCHEIN, E. H. Organizational Culture and Leadership. [s.l.] John Wiley & Sons, 2010.
SCHOLZ, R. W.; STEINER, R.; HANSMANN, R. Role of internship in higher education in environmental sciences. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 1, p. 24–46, 2004.
SMITH, K.; LEV‐ARI, L. The place of the practicum in pre‐service teacher education: the voice of the students. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 33, n. 3, p. 289–302, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. [s.l.] Editora Vozes Limitada, 2012.
TCHIBOZO, G. Extra-Curricular Activity and the Transition from Higher Education to Work: A Survey of Graduates in the United Kingdom. Higher Education Quarterly, v. 61, n. 1, p. 37–56, 2007.
TO, W. M.; LUNG, J. W. Y. Factors influencing internship satisfaction among Chinese students. Education + Training, v. 62, n. 5, p. 543–558, 2020.
VAN DE GRIFT, W. Quality of teaching in four European countries: a review of the literature and application of an assessment instrument. Educational Research, v. 49, n. 2, p. 127–152, 2007.
WANG, M.-T.; DEGOL, J. L. School Climate: A Review of the Construct, Measurement, and Impact on Student Outcomes. Educational Psychology Review, v. 28, n. 2, p. 315–352, 1 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16987
Direitos autorais 2025 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
