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Origami e Educação Matemática: uma revisão de literatura

Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli

Resumo

Com essa revisão de literatura, temos como o objetivo de apresentar as pesquisas que discutem o origami e a educação matemática. Para isso, foi realizada uma busca utilizando os descritores “origami”, “dobraduras” e “educação matemática”, o que resultou na seleção e análise de seis artigos e 11 pesquisas de mestrado e doutorado. Em termos de pesquisa na área, há indicações de que o trabalho com origami pode abrir possibilidades para o ensino de matemática. No entanto, as pesquisas apresentam pouca articulação com referenciais teóricos, sendo necessário aprofundar as discussões sobre os motivos pelos quais se considera a exploração de conceitos geométricos por meio de dobras uma possibilidade para a educação. Além disso, há indícios da insegurança por parte dos professores para trabalhar com dobradura em sala de aula, principalmente, seja por falta tempo ou de conhecimento. Por fim, destacamos que são necessárias mais pesquisas que explorem as crenças dos docentes acerca do uso das dobraduras, bem como, que promovam uma articulação dessa prática com o currículo escolar.


Palavras-chave

Dobradura; Geometria; Integração curricular


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.16985

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