Cabeçalho da página

Saberes ambientais de professoras ilhoas de Belém do Pará: Percepções e práticas docentes

Rafaela Lebrego Araujo, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo

Neste artigo, fazemos recorte de uma pesquisa, apresentando, neste espaço, discussão do eixo de análise sobre saberes ambientais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que trabalham em três ilhas não urbanizadas da cidade de Belém, Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na abordagem narrativa, cuja análise de dados foi realizada por meio da análise textual discursiva. Investigamos problemas ambientais percebidos pelas professoras no contexto singular de ilhas não urbanizadas em que vivem e trabalham e os saberes ambientais práticos que emergem dos relatos de suas práticas docentes. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, a partir de perguntas que provocassem livre narrativa. Consideramos os saberes práticos ambientais que partem da valorização do ambiente natural, do desenvolvimento de ações educativas ambientais a partir da percepção das problemáticas observadas, com o objetivo de intervir no contexto e formar alunos críticos sócio-ambientalmente, como estruturantes da prática de educação ambiental das professoras das ilhas estudadas.


Palavras-chave

pesquisa narrativa; formação de professores; saberes ambientais


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, E. O. de. Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática. Belém, 2007. Dissertação de mestrado, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com Histórias de vida de Professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002.

CAPRA, F.. A teia da vida. São Paulo: editora Cultrix, 1996.

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. (org.) Déjame que te cuente. Ensaios sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Alertes, 1995.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, M.. Ambiente como realidade complexa.In: ARAUJO, M. L. ; SILVA, M. L. da (orgs). Múltiplas falas, saberes e olhares: os encontros de educação ambiental no estado do Pará. Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Belém: SECTAM, 2005.

GUIMARÃES, M. (org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006 ( Coleção Papirus Educação)

LAPO, F. R. Dos bancos de escola à cadeira de professora. In: BUENO, B.; CATANI, D. B.; SOUSA, C.P. (org.). A vida e o ofício dos professores.São Paulo: Escrituras Editora, 1998.

LEME, T. N. conhecimentos práticos dos professores e sua formação continuada: um caminho para a Educação Ambiental na escola. In: GUIMARÃES, M. (org). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006 – Coleção Papirus Educação.

MARTINS, A. K. A. A ruralidade da ilha de Cotijuba: um olhar etnográfico. Lato & Sensu, Belém, v. 4, n. 1. p. 3-5, out, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva.Ijuí: Unijuí, 2007.

PAR METROS CURRICULARES NACIONAIS. Meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação fundamental – Brasília: 1997.

RODRIGUES, D. S. S. & JUNIOR, W. P. da M. Formação histórica de São Domingos do Capim. In: Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém, Pará: CSSE – UEPA, 2004.

SANTANA, A.R. de. O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização. Belém, 2004. Dissertação de Mestrado. Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i15.1680

Direitos autorais 2011 CC-BY



Creative Commons License