http://miguilim.ibict.br/workspace
Revista A Palavrada

Foco e Escopo

A Revista A palavrada, da Faculdade de Letras da UFPA, campus universitário de Bragança (Brasil), é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Bragança, Pará, pela Universidade Federal do Pará, desde 2012, dedicado à publicação de artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas com pesquisadores/as e escritores/as, contos, crônicas e traduções da área de Estudos Linguísticos e Literários. Objetiva fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior, promovendo a publicização de estudos e pesquisas, que ampliem as discussões sobre Linguagens e Ensino.  

 

ISSN: 2358-0526

Qualis B5, área de Letras e Linguística, ano base 2013-2016: 

 

A Revista A Palavrada, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus universitário de Bragança, tem como proposta a construção de um espaço virtual em que emerjam diálogo entre as ciências da área das Humanidades, evidenciando a produção de conhecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais. É intuito prioritário que este periódico eletrônico promova encontros e incentive a ciência e a divulgação de saberes de docentes e discentes engajados em projetos oficiais desta e de outras instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras.

 

As edições da revista serão lançadas a partir de temas centrais (dossiês temáticos), fios condutores que preservarão a organicidade entre os textos, favorecendo a coesão e a fluidez na leitura. As edições incluem, além do dossiê temático, a sessão "tema livre", na área de Letras e Linguística, e recebe textos em fluxo contínuo.


Desse modo, A Palavrada assume um papel de substancial importância para essa comunidade acadêmica como ferramenta de motivação à produção de artigos, ensaios, entrevistas com pesquisadores/as e escritores/as, contos, crônicas. Os textos publicados na revista devem sugerir novos olhares investigativos e reflexivos, que desvendam perspectivas à multiplicidade de povos e culturas que a literatura evoca, em suas diversas formas literárias, bem como pesquisas vinculadas às variadas ramificações e teorias e linguísticas e ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa, especialmente, dos estudos acerca dos letramentos e multiletramentos.


Revista A palavrada

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Contos

Editores
  • Libna Gama
  • Thiago Gabriel Machado
  • Angélica Pinheiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema livre

Editores
  • Libna Gama
  • Thiago Gabriel Machado
  • Angélica Pinheiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação de todos os manuscritos submetidos à publicação na Revista A Palavrada, de forma duplo-cega por pares, é realizada por membros do Conselho Editorial e/ou por avaliadores externos, colaboradores (avaliadores ad hoc).

A avaliação é realizada de forma sistemática e obedecerá aos seguintes passos:

1. Após o recebimento do manuscrito é realizada uma análise preliminar quanto aos requisitos solicitados na página Diretrizes para Autores. Isso inclui a verificação dos metadados, normatização da revista (formato de arquivo, fonte, citações, tamanho das páginas, margens, ausência de dados autorais, quantidade de autores, etc.) e plágio.

2. Se o manuscrito não for aprovado nesta etapa, será devolvido ao autor e o artigo será rejeitado e arquivado. O autor pode, após realizar as alterações necessárias, submetê-lo novamente. Se for aprovado, prosseguirá para o próximo passo.

3. A submissão é atribuída a um dos editores da revista, responsável pelo processo de avaliação do artigo;

4. O editor designará dois colaboradores para a avaliação cega do texto, que podem ser membros do corpo editorial ou colaboradores. Os pareceristas serão designados conforme a sua especialidade acadêmica. O avaliador, que seguirá os critérios de confidencialidade, deve seguir as diretrizes do formulário de avaliação.

5. Se houver divergências nos pareceres (por exemplo, um parecerista aprova o texto e outro rejeita), o editor responsável designará um terceiro parecerista para avaliar a submissão;

6. As propostas recebidas serão avaliadas conforme as diretrizes estabelecidas para a submissão, adequadas ao escopo do periódico e à conformidade com os princípios de ciência aberta com os quais a revista se comprometeu. Na avaliação de artigos, consideram-se os seguintes critérios:

6.1. Pertinência do tema ao escopo da revista;

6.2. Adequação do título;

6.3. Originalidade na abordagem apresentada;

6.4. Relevância para a área de conhecimento;

6.5. Nível de fundamentação crítica e teórica;

6.6. Clareza, objetividade e coerência na argumentação;

6.7. Atualidade e adequação das referências bibliográficas;

6.8. Uso de linguagem compatível com o propósito do artigo;

 

7. Após a avaliação pelos pareceristas, os editores irão enviar uma notificação por e-mail ao autor informando a decisão editorial. As seguintes decisões editoriais poderão ser tomadas:

7.1. Aceitar;

 

7.2. Revisões requeridas: nesta decisão, será comunicado ao autor alterações e correções que devem ser corrigidas antes da revisão e edição do texto;

 

7.3. Submeter à nova rodada: quando a primeira dupla de pareceristas não apresentou uma decisão consensual será necessário a solicitação de uma terceira avaliação.

 

7.4. Rejeição: nesta decisão, serão indicados os fatores que resultaram na reprovação do texto e comunicados ao autor. Os textos não aprovados serão arquivados.

 

Este processo de avaliação, que compreende desde a submissão até a decisão editorial, não excede o prazo estabelecido pela CAPES, ou seja, seis meses.

Periodicidade

Publicação semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

A palavrada

A Revista A palavrada, da Faculdade de Letras da UFPA, campus universitário de Bragança (Brasil), é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Bragança, Pará, pela Universidade Federal do Pará, desde 2012, dedicado à publicação de artigos e ensaios inéditos, resenhas, contos, crônicas e traduções da área de Estudos Linguísticos e Literários. Objetiva fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior, promovendo a publicização de estudos e pesquisas, que ampliem as discussões sobre Linguagens e Ensino.

 

Ética de publicação e boas práticas de publicação

A revista A Palavrada, da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança, não tolera nenhum comportamento antiético, bem como não aceita nenhuma forma de plágio, comprometendo-se a alcançar e manter uma postura ética quanto às publicações realizadas neste periódico. Para isso, A Palavrada adota práticas de publicação alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) (https://publicationethics.org/guidance/guideline/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing). Dessa maneira, a revista se compromete em tomar medidas cabíveis em procedimentos de supervisão ética, assim como orientar os membros do corpo editorial e pareceristas no processo de avaliação dos textos submetidos.

 

As diretrizes a serem seguidas pelos autores, editores e pareceristas, no que diz respeito à avaliação dos trabalhos submetidos a este periódico, são:

 

Os editores são responsáveis por aceitar ou rejeitar os manuscritos submetidos e avaliados pelos pareceristas. A decisão de publicação é tomada pelos avaliadores, considerando a importância, a originalidade do estudo, o foco e o escopo da revista, além das políticas e diretrizes previamente estabelecidas. Não serão aceitas condutas que incorporem plágio, difamação ou violação de direitos autorais. Ademais, será responsabilidade da revista responder prontamente às queixas que possam surgir durante o processo de avaliação dos trabalhos submetidos, informando e solucionando as questões não resolvidas conforme o Committee on Publication Ethics (COPE). Além disso, fica a cargo do periódico construir formas eficazes que contemplem discussões e correções pós-publicação, respeitando as políticas de propriedade intelectual e direitos autorais. A Palavrada aceitará material original e inédito, sob criteriosa avaliação, utilizando o software anti-plágio CopySpider na procura por similaridades com outros textos e assegurando o compartilhamento e reprodutibilidade dos dados.

 

Os pareceristas, membros do Conselho Editorial e/ou avaliadores externos, colaboradores (avaliadores ad hoc), atuarão como avaliadores dos textos submetidos. Os manuscritos ficarão sob a responsabilidade dos pareceristas, que se comprometerão em seguir as políticas adotadas pela revista. Espera-se que os pareceristas sigam as normas de conduta e ética na avaliação dos manuscritos submetidos ao periódico. Durante o processo de parecer sobre as produções, cabe à avaliação ser realizada de maneira clara e objetiva, a partir de comentários e argumentos. Na posição de pareceristas, estes devem informar a possibilidade de avaliar ou não as produções, tendo em vista que os trabalhos podem não estar inseridos no escopo de pesquisa do avaliador. No processo de avaliação dos manuscritos, considera-se: i) informar qualquer conflito de interesse antes de concordar em avaliar uma submissão; ii) que os trabalhos serão analisados sob confidencialidade, sem a revelação de informações pessoais, para que não ocorra conflitos de interesse durante o momento de avaliação; iii) ajudar com comentários e avaliações sobre a originalidade das submissões, contribuindo, também, para o desenvolvimento do periódico.

 

Os autores, no processo de submissão do manuscrito, devem confirmar sua adesão à revista seguindo os critérios éticos já mencionados. Assim, declaram que: i) a produção é original e inédita; ii) que o manuscrito não está sendo avaliado por nenhuma outra revista; iii) caso a produção apresente imagens ou qualquer outro tipo de material contendo pessoas, ou que não seja criado pelo próprio autor, informar a declaração do uso de imagem. Ademais, os autores precisarão adequar os textos após a revisão dos manuscritos realizada pelos pareceristas.

 

A revista A Palavrada reforça o compromisso para com os envolvidos no periódico, sejam eles editores, pareceristas ou autores. Todos os critérios aqui desenvolvidos estão apoiados no COPE e seguem orientações presentes no site oficial do comitê, a partir dos fluxogramas, assim como de outras ferramentas, que auxiliam na avaliação justa e ética dos trabalhos submetidos.

 

 

Protocolo OIA-PMH

Para consulta, acessar o link a seguir: https://periodicos.ufpa.br/index.php/apalavrada/oai?verb=Identify

 

Mecanismo de busca

Para consulta, acessar o link a seguir: https://periodicos.ufpa.br/index.php/index/search

 

Antiplágio

A revista faz uso de sistema antiplágio COPYSPIDER para evitar qualquer contratempo relacionado à originalidade do material submetido, sendo completamente AVERSA ao plágio.