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Uma possível aproximação da modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e os registros de representação semiótica

Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Luciano Lessa Lorenzoni

Resumo

O presente trabalho é parte de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo aproximar a modelagem matemática na perspectiva sociocrítica da teoria dos registros de representação semiótica analisando a formação do conceito do número racional. A situação extraída do contexto sociocultural dos alunos foi a problemática da escassez de água cuja questão desafiadora foi: eu sou gastão de água? que consistia em medir o próprio consumo de água por um dia. O objeto matemático que surgiu dessa investigação foi o número racional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida numa escola pública, com alunos do 8º ano do ensino fundamental. As análises revelam que a modelagem na perspectiva sociocrítica foi terreno fecundo para um trabalho pedagógico que considera a diversidade de registros usados na educação matemática. A partir dos dados oriundos da medição da água os alunos foram estimulados a fazerem transformações de conversão, favorecendo a aprendizagem do conceito de número racional.


Palavras-chave

modelagem matemática; perspectiva sociocrítica; representação semiótica; número racional


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7471

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