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Panorama das pesquisas sobre a análise de recursos didáticos no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC)

Thiago Weslei de Almeida Sousa, Wellington Pereira de Queirós

Resumo

É cada vez mais presente a discussão em torno dos recursos didáticos (RD’s) no campo do ensino. Levando em consideração a importância e, sabendo-se, que, sua especificidade sinaliza para a real otimização da aprendizagem, o trabalho em questão propõe-se a explorar, por meio da pesquisa documental, tipo síntese, as pesquisas apresentadas no ENPEC, sobre a análise de RD’s no período de 2008 a 2017. Em suma, os resultados do presente estudo mostram que as pesquisas sobre a análise de RD’s têm se concentrado no nível de Ensino Básico e, de maneira geral, apresenta certa carência de trabalhos, tanto nas disciplinas de Física e Química, quanto nos níveis do Ensino Superior e Pós-Graduação. O recurso didático mais analisado foi o livro didático e os conteúdos provenientes das disciplinas de Biologia e Ciências Naturais, como a Genética, são mais enfocados, como pano de fundo. Assim, a presente pesquisa aponta para a necessidade de ampliação das possibilidades de utilização e análise dos RD’s, encontrando-se aí uma demanda no campo do ensino de ciências.


Palavras-chave

ensino de ciências; análise documental; material didático


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6916

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