Cabeçalho da página

Saberes profissionais da Matemática do primário nos programas da Escola Normal de Natal em 1971

Iran Abreu Mendes, Marcia Maria Alves de Assis

Resumo

O objetivo deste artigo é interpretar aspectos referentes aos saberes profissionais (saberes a ensinar e para ensinar), presentes nos programas de ensino de Matemática e Didática da Matemática do curso Pedagógico da Escola Normal de Natal, do ano de 1971, que foram reformulados a fim de implementar a formação de professores primários na referida escola, a partir daquele ano. A pesquisa tomou como fonte documentos encontrados nos arquivos do Instituto Presidente Kennedy de Formação de Professores (escola criada a partir da antiga Escola Normal). Em nosso estudo identificamos que os programas de ensino foram organizados com ênfase nos saberes a ensinar e para ensinar, em seus aspectos conceituais e didáticos, para serem explorados na formação de professores primários. Igualmente, percebemos que tais programas contemplavam discussões teórico-metodológicas atualizadas na comunidade de experts brasileiros da época, concernentes aos saberes necessários a ensinar e para ensinar, de forma que o professor em sua formação profissional pudesse incorporar tais saberes em sua formação inicial e futuras práticas na docência.


Palavras-chave

escola normal; professores primários; saberes profissionais; formação docente


Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS Márcia Maria Alves de. Matemáticas Elementares na Escola Normal de Natal: Legislações, Programas de Ensino, Materiais Didáticos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do rio Grande do Norte, 2016.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. Porto Alegre, nº 2, p. 177-229, 1990.

HÉBRARD, J. Pour une histoire des disciplines scolaires. In: Histoire de l’éducation,n. 38,maio,1988.

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação. Tema central da formação de professores. São Paulo: LF Editorial, 2017.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFETETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação. Tema central da formação de professores. São Paulo: LF Editorial, 2017.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFETETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação. Tema central da formação de professores. São Paulo: LF Editorial, 2017.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas/SP: Editora Autores Associados, n. 1, p. 9 -43, jan/jun. 2001.

RIO GRANDE DO NORTE. Programas do Ensino Normal. Natal: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, 1971. Impresso.

POIRRIER, Philippe. Les enjeux de l’histoire culturelle.Paris: Éditions du Seuil, 2004. (L’histoire em Debats).

VIÑAO, Antonio. La historia de las disciplinas Escolares. Historia de La Educación, n. 25, p. 243-269, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.6259

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License