Cabeçalho da página

Autoscopia de uma professora em formação continuada para a aprendizagem da filogenia

Verônica Klepka, Maria Julia Corazza

Resumo

O trabalho tem como foco de estudo a formação continuada reflexiva de uma professora de Ciências e Biologia durante um curso voltado a aprendizagem da Sistemática Filogenética. A reflexão ocorreu posteriormente a uma aula simulada, resultado do comando solicitado aos participantes do curso sobre como trabalhariam a classificação biológica com sua turma. O objetivo foi identificar na autoscopia da professora indícios da reflexão caracterizada por Schön. Observamos que as reflexões retrospectivas sobre a reflexão para a ação foram mais significativas, pois demonstraram com clareza os momentos da reflexão-na-ação de planejamento da aula, momento individual que demonstrou ser de grande importância para a professora. Os pressupostos epistemológicos com relação à reflexão na e sobre a prática docente nos permitiram observar as aprendizagens da professora, seu desenvolvimento e suas escolhas, bem como as dificuldades encontradas antes e depois do exercício da prática docente quanto ao conteúdo de sistemática filogenética


Palavras-chave

ensino de ciências; professor reflexivo; autoscopia; formação continuada


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. Comunicação. Anais do 8º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Portugal, 1994.

AMORIM, D. S. Fundamentos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002.

AMORIM, D.S. Paradigmas pré-evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de zoologia e botânica. Ciência & Ambiente, n. 36, p. 125-150, 2008.

ARRIGO, V.; LORENCINI JR., A. BROIETTI, F.C.D. A autoscopia bifásica integrada ao microensino: uma estratégia de intervenção reflexiva na formação de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n.1, p. 01-22, 2017.

BRASIL. Decreto no 19.800, de 18 de abril de 1931. Programas do curso fundamental do ensino secundário e instruções metodológicas. Diário Oficial, Rio de Janeiro, RJ, 31 de julho de 1931.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

CORDEIRO, R.S.; MORINI, M.S.C. Historia da filogenia: uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2015. Revista Científica UMC, v.2, n.2, p.1-15, 2017.

KLEPKA, V. Mudanças históricas e epistemológicas na taxonomia e suas repercussões atuais no ensino de ciências e Biologia. Tese, Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

LIPORINI, T. Q. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual no município de São Carlos. Dissertação. 186 f. 2016. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016.

LOPES, W.R.; VASCONCELOS, S.D. Representações e distorções conceituais do conteúdo “filogenia” em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v. 14, n.3, p. 149-165, 2012.

RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016.

RODARTE, M.F.; SANTOS, F.S. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia. Anais. 6º Seminário interno do programa de Pós-Graduação multiunidades em ensino de ciências e matemática – PECIM, Unicamp. 29 a 30 set. p. 73-83, 2016.

SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, v. 30 n.3, p. 419-433, 2004.

SANTOS, C.M.D.; CALOR, A.R. Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética-I. Ciência & Ensino, v.1, n.2, p. 1-8, 2007.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

SOUZA, S. J. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas-SP: Papirus, 1994.

TAKEUCHI, M.R. Livros escolares e ensino de ciências na instrução pública elementar brasileira do século XIX ao XX. Tese. 227f. 2017. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6186

Direitos autorais 2018 Amaz RECM

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License