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Natureza da ciência: o que os pesquisadores brasileiros discutem?

Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires

Resumo

No ensino de Ciências é consenso que um tópico importante deste é a abordagem sobre a Natureza da Ciência (NdC), esta visa discutir sobre a construção do conhecimento científico, desmistificando estereótipos sobre a Ciência e o trabalho do cientista. Considera-se que um melhor entendimento sobre o desenvolvimento científico e tecnológico pode contribuir para a formação de cidadãos que tomam decisões mais fundamentadas sobre Ciência e Tecnologia. Tendo em vista a relevância do tema, estudos sobre NdC vêm aumentando, gerando trabalhos que analisam as tendências dessa temática em artigos, todavia, há carência de trabalhos que se debrucem sobre as teses e dissertações brasileiras. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é mapear como estão distribuídos esses estudos sobre NdC no Brasil, bem como analisar as tendências destes, em relação aos objetivos das pesquisas. A investigação é do tipo estado do conhecimento, de natureza quantiqualitativa. A constituição dos dados foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e as análises se deram usando a Análise de Conteúdo. Foram encontrados 233 trabalhos, com maior produtividade a partir de 2008. As pesquisas concentram-se na região sudeste do país, em instituições públicas e os temas mais estudados foram estratégias didáticas e concepções sobre NdC.


Palavras-chave

Natureza da Ciência; Educação em Ciências no Brasil


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6180

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