Cabeçalho da página

Análise das interações verbais professor-aluno: implicações para a construção de um discurso reflexivo

Viviane Arrigo, Natany Dayani de Souza Assai, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Álvaro Lorencini Júnior

Resumo

O presente artigo busca analisar a forma como o professor interage com os alunos e as implicações destas interações para a construção de um discurso reflexivo, por meio da análise das interações descritas por Flanders e o tipos de perguntas definidos por Carvalho (2012). Os dados apresentados e analisados são provenientes das interações verbais entre o professor e seus alunos ocorridas em uma aula de Química do Ensino Médio, registradas por um estudante na disciplina de Estágio Supervisionado.  A elaboração do sistema de análise permitiu identificar a influência das participações do professor e dos alunos durante a aula na construção do discurso reflexivo. Assim, constatamos que o fato do professor não fornecer o tempo necessário para os alunos intervirem durante a aula, caracteriza o seu discurso como sendo um discurso de autoridade constituído na maioria das vezes por perguntas retóricas, inibindo a participação dos alunos e a troca de significações em um processo de negociação. Em sentido contrário, defendemos que quanto mais o professor adotar perguntas de maior exigência cognitiva possibilitando tempo para as respostas e com as intervenções pedagógicas do professor por meio de outras perguntas ou explicações promove-se o contato interativo para a construção de um discurso mais reflexivo


Palavras-chave

interações verbais; tipos de perguntas; ensino de química; discurso reflexivo


Texto completo:

PDF

Referências


Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

Carvalho, A. M. P. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning. 2012.

Costa, M. H. C; Santos, B. A.; Santos; G. K. A.; Barbosa, C. J. V. A tabela de Flanders como ferramenta para observação da Interação verbal professor-aluno. Scientia Plena, v.8, n.12, p.1-9, 2012.

Edwards, D.; Mercer, N. Common Knowledge: the development of understanding in the classroom. Londres: Routledge. 1987.

Faria, A. S. Z. A funcionalidade das perguntas na elaboração do conhecimento nas aulas de ciências. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2007. Curitiba: SEED/PR., 2011. v.1. (Cadernos PDE). Disponível em: . Acesso em 30/03/17. ISBN 978-85-8015-037-7.

Henández, F. O diálogo como mediador da aprendizagem e da construção do sujeito na sala de aula. Revista Pátio, Ano VI, v.22, 2002.

Lorencini Jr., Á. O professor e as perguntas na construção do discurso em sala de aula. 2000. 243f. (Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, Brasil). 2000.

Machado, V. F. A Importância da pergunta na promoção da alfabetização científica dos alunos em aulas investigativas de Física. 2012. 150f. (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, USP, Brasil). 2012.

Monteiro, M. A. A.; Teixeira, O. P. B. Uma análise das interações dialógicas em aulas de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v.9, n.3, p.243-263, 2004.

Mortimer, E. F; Scott, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v.7, n.3, p.283-306, 2002.

Sasseron, L.H.; Carvalho, A.M.P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.333-352, 2011.

Schön, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed. 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5828

Direitos autorais 2018 Amaz RECM

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License