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Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes

Viviane Barros Maciel, Wagner Rodrigues Valente

Resumo

Este texto analisa em perspectiva histórica o saber profissional do professor que ensina matemática. Traz resultados parciais obtidos pelo desenvolvimento de projeto de pesquisa de doutorado integrante de projeto temático amplo de pesquisa cujo objetivo é caracterizar o saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares no período de 1890 a 1990. O texto mobiliza categorias vindas de estudos sócio-históricos da educação como saberes para ensinar e saberes a ensinar desenvolvidos por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Tal aporte teórico-metodológico coloca o saber no centro dos estudos sobre formação de professores. Em específico, toma como material empírico para a análise o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes, escrito em 1873, para a formação de professores nas escolas normais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Como resultados do estudo, tem-se a caracterização dos primeiros elementos sistematizados e organizados como uma matemática para ensinar elaborada para constituir-se numa ferramenta de trabalho do futuro professor da escola primária.


Palavras-chave

pedagogia; formação de professores; história da educação matemática


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5822

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