Cabeçalho da página

Tráfico de animais: o que dizem os alunos do ensino médio?

Lucas Loram Lourenço, José Firmino de Oliveira Neto, Camila Aline Romano, Ueslene Maria Ferreira Pontes

Resumo

O tráfico de animais é todo comércio ilegal de espécies nativas de uma determinada região, o que muitas vezes passa despercebido pela sociedade. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender as concepções de alunos do Ensino Médio sobre o tráfico de animais silvestres, considerando a escola como um espaço de disseminação de saberes, e reportando que a mesma deve atuar discutindo questões como esta, de modo a levar o alunado a uma visão crítica reflexiva. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e mediante seu objetivo, como estudo de caso. O objeto de coleta de dados foi o questionário, aplicado a alunos da 3º série do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Montes Claros de Goiás – GO. Foi possível notar que, mesmo conhecendo a ilegalidade e também as injúrias causadas pelo tráfico, ainda existe uma parcela de alunos que possuem animais silvestres em cativeiro. Nesse ponto, ressalta-se a necessidade de que a escola volte seu olhar para a temática, a fim de sensibilizar a população sobre a importância de se evitar condutas que fomentem o tráfico de animais.


Palavras-chave

tráfico de animais; ensino de biologia; percepções discentes


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMSON, J; SPEER , B. L.; THOMPEN, J. B. The large macaws: their care, breeding and conservation. In: The large macaws, Fort Bragg, California, Raintree Publications, 1995. p.79- 93.

ABREU, R. L. Microrregião de Montes Claros de Goiás. 2006. 1 fotografia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Montes_Claros_de_Goi%C3%A1s#mediaviewer/File:Goias_ Municip_MontesClarosdeGoias.svg. Acessado em: 01 set 2014.

BRANCO, A. M.; RIBEIRO, H. Descentralização da gestão e manejo da fauna silvestre: o caso da divisão técnica de medicina veterinária e manejo da fauna silvestre do município de São Paulo, Revista INTERFACEHS, v.6, n.1, 2011, p.20-38.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Lei nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967. Dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providências. Brasília, 1967.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instrução Normativa nº 003, de 26 de maio de 2003. Lista Nacional das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Histórico de apreensões de animais silvestres encaminhados aos CETAS. Brasília, 2014.

DAL’AVA, F. A Evolução da Legislação Brasileira de Proteção à Fauna. In: RENCTAS. Vida à venda. Brasília: VGArte, 2003.

GIRON, G. R.Políticas Públicas, Educação e Neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 17-26, 2008.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LOREIRO, C. F. B. Educação ambiental e “teorias críticas”. In: GUIMARÃES, M. (Org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas: Papirus, 2006.

MALAFAIA, G.; BÁRBARA, V. F.; RODRIGUES, A. S. L. Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino da biologia. Revista Eletrônica de Educação, v. 4 .n. 2, 2010.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

OLIVEIRA-NETO, J. F. O.; MOURA, S. F.; SHUVARTZ, M.; OLIVEIRA, L. G. Refletindo a prática da educação ambiental no PIBID-Biologia da UEG, Iporá, Goiás. Enciclopédia biosfera, v. 11, n. 20, p. 726-734, 2015.

QUINTÃO, M. R.; SABINO, C. V. S.; SABINO, G. S. Apresentação e análise de uma metodologia alternativa para trabalhar a resolução de questões de ecologia do Enem. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, 2011.

RENCTAS, Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres. Animais Silvestres: vidas á venda. 2ª ed. Brasília-DF: Dupligráfica, 2003.

RENCTAS. Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. 1° Relatório Nacional Sobre o Tráfico de Fauna Silvestre. 2001. 105 p.

SAAB, J. J.Tráfico ilícito de animais silvestres: a resposta penal segundo a lei 9.605/98. 2006. Disponível em: http://site.unitau.br/scripts/prppg/humanas/download/Humanas%202006% 201/Pdf/5%BA%20art..pdf . Acessado em: 19 de julho de 2014.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

SANTOS, E. Amador de pássaros. Belo Horizonte: Itatiais, 1985.

SICK, H. Ornitologia Brasileira: uma introdução. 3ª ed. Brasília: Editora UnB, 1988.

TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M.; TALAMONI, J. L. B. Análise do processo participativo em projetos ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru/SP. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 23, p. 71-84, 2015.

TRAVASSOS, E. G.. A educação ambiental nos currículos: dificuldades e desafios. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 1, n. 2, 2001.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

ZAGO, D. C. Animais da Fauna Silvestre mantidos como animais de estimação. 2008. 39 p. Monografia (Especialização em Educação Ambiental), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Ciências Rurais, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.3555

Direitos autorais 2017 Amaz RECM

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License