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O Ensino de Matemática na Escola Normal de Belém entre 1950 e 1970: apontamentos de história

Cibele Borges de Sousa, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha

Resumo

Esta pesquisa realizada no campo da Educação Matemática se refere a uma história da Escola Normal em Belém do Pará. O marco inicial: década de 1950; para o término: a década de 1970, pois em 1971 há a promulgação da Lei 5.692/71. Questionamos: Qual e como a matemática era mobilizada? Utilizamos, a priori, as fontes documentais existentes na instituição: os decretos-lei, as fichas individuais, relação nominal dos alunos e de professores.  A pesquisa foi permeada por outras indagações como: Quais eram as disciplinas e os conteúdos, na escola normal, que faziam parte da formação dos docentes? Como eram mobilizados estes conteúdos? Além das fontes documentais foram realizadas audições com duas ex-professoras da instituição, bem como o entrecruzamento com os referenciais: Certeau (2011); Chartier (2002); Chervel (1990); Thompsom (1992) e autores brasileiros: Valente (2009) e Mendes (2012). Objetivei implementar considerações acerca da Escola Normal e como eram mobilizados os conteúdos de Matemática para a formação do alunado. Esta pesquisa obteve como contribuição para a história da educação matemática uma primeira história da instituição construída sob o prisma da disciplina Matemática, dos depoimentos e seus entrecruzamentos com as fontes, a exemplo o livro Curso de Matemática do autor Manoel Jairo Bezerra (1960). 


Palavras-chave

escola normal; matemática escolar; história da educação matemática


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2427

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