Puxando os fios da meada: incongruências teórico-práticas no uso de metodologias de ensino na formação inicial de professores em Ciências Biológicas
Resumo
Investigou-se as relações entre as metodologias de ensino adotadas nos Estágios Supervisionados e tendências pedagógicas subjacentes. Foram entrevistados cinco licenciandos, de uma universidade paranaense, que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências. Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) construímos categoria final: “Emaranhado significativo: como metodologia de ensino é percebida e adotada no contexto do Estágio Supervisionado em Ciências”. Embora compreendam que as metodologias de ensino são essenciais à aprendizagem e elenquem critérios importantes para a adoção metodológica, mostram incongruências em suas práticas e focam apenas no aspecto operacional. Os resultados apontam para a necessidade de fortalecer a reflexão crítica sobre a prática na formação inicial, bem como a aprendizagem acerca dos conceitos pedagógicos.
Palavras-chave
Metodologias; Estágio Curricular Supervisionado; Planejamento docente.
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PDFReferências
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