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Realidade virtual, realidade aumentada e mista na educação museal: uma análise cientométrica de tecnologias imersivas

Jessié Martins Gutierres, Ediane Maria Gheno, Fabiano Barbosa Carvalho, Marília Gabriella Alves Goulart Pereira, Andrea Mollica do Amarante Paffaro

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o impacto das tecnologias imersivas - realidade aumentada, virtual e mista na educação museal, destacando o impacto de autores, documentos e revistas. A análise incluiu 37 documentos indexados na Web of Science entre 2014 e 2024. Observou-se um crescimento anual de 17,46% nas publicações a partir de 2019, evidenciando o aumento de interesse no tema. As redes de colaboração (colaborações científicas) ainda são incipientes no Brasil, sugerindo a necessidade de fortalecer parcerias acadêmicas e ampliar o intercâmbio científico. As publicações analisadas apresentaram uma variação considerável no número de citações, com destaque para as áreas de museologia e tecnologias interativas. As revistas científicas mais influentes refletem uma difusão internacional e sinalizando um potencial das tecnologias imersivas.


Palavras-chave

tecnologias imersivas; educação museal; museologia; cientometria


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.18044

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