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As limitações para adoção de avaliações crítico-transformadoras na Abordagem Temática: é possível superá-las?

Diuliana Nadalon Pereira, Cristiane Muenchen

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as avaliações desenvolvidas pelo Coletivo de Pensamento da Abordagem Temática, a partir de um Grupo Focal e de um Processo Formativo. Para isso, utilizamos pressupostos epistemológicos de Fleck e como metodologia a Análise Textual Discursiva. A partir da análise, obtivemos como uma das categorias emergentes: “O que tem limitado avaliações em sintonia com a Abordagem Temática?”. Os resultados indicam: a insuficiência da circulação do tema pelo Coletivo de Pensamento; a cultura avaliativa hegemônica; a organização do tempo-espaço escolar; à docência (e educação) em risco; e a visão fragmentada do conhecimento. O grande disparate revelado é que essa insuficiência não representa uma ausência de conhecimentos e práticas, mas uma situação-limite do Coletivo de Pensamento. Em virtude do descompasso entre o que se teoriza e o que se pratica, consideramos que o Grupo Focal e o Processo Formativo contribuíram para uma maior Circulação de Ideias, o que poderá favorecer a superação das limitações identificadas. Por fim, ressaltamos a necessidade de articulações mais duradouras entre universidade-escola-comunidade e políticas públicas de viabilização dessas ações. 


Palavras-chave

Abordagem Temática; Avaliação Escolar; Epistemologia Fleckiana; Limitações.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.18002

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