Cabeçalho da página

Uso de tecnologias digitais no ensino de matemática para alunos com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão sistemática

Daniel Bonadiman Bertol, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Adriela Maria Noronha, Luiz Alberto Pilatti

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de matemática, para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo constitui uma revisão sistemática da literatura conduzida com o uso do software Bibliometrix. As buscas foram realizadas em abril de 2024 nas bases Scopus e Web of Science. Durante a pesquisa foi empregada a combinação de termos-chave, relacionadas com a questão de pesquisa "autism" AND "technology" AND "mathematics education" OR “mathematics teaching”. O corpus do estudo originou um total bruto de 315 artigos, visto que após o tratamento com o software Bibliometrix, o corpus analítico de pesquisa final compreendeu um total de 24 artigos publicados entre 2019 e 2024. De acordo com os estudos analisados, constatou-se que as tecnologias digitais podem contribuir positivamente no ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TEA, ressaltando a melhoria na compreensão de conceitos matemáticos, na resolução de problemas, o aumento no engajamento e motivação, o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, o que oportuniza o ensino e a aprendizagem mais flexível e adaptado a esses estudantes.


Palavras-chave

tecnologia; ensino de matemática; autismo


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. 5th ed. Arlington: American Psychiatric Publishing, 2013.

ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: An R-tool for comprehensive mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.doi.2017.08.007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717300500. Acesso em: 31 maio 2024.

BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; altera o § 3º do art. 98 da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 dez. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2012/Lei/L12764.htm. Acesso em: 31 maio 2024.

BASSETTE, L. A. et al. A comparison of manipulative use on mathematics efficiency in elementary students with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 49, n. 1, p. 35-47, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0162643419854504. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0162643419854504. Acesso em: 08 abr. 2024.

BUNDOCK, K. et al. Improving access to general education via co-teaching in secondary mathematics classrooms: An intervention for students with autism spectrum disorder. Journal of Special Education, Thousand Oaks, v. 50, n. 2, p. 101-113, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/87568705231167340. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/87568705231167340. Acesso em: 08 abr. 2024.

CAMARGO, S. P. H.; GIVIGI, R. C. Intervenção colaborativa com alunos com transtorno do espectro autista utilizando recursos tecnológicos. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 27, n. 3, p. 431-444, 2023. Disponível em: 10_REM_35-2.pdf (revista-educacion-matematica.org.mx). Acesso em: 08 abr. 2024.

FERREIRA, M. R. Uso de símbolos pictográficos e atividades lúdicas no ensino de matemática para estudantes com TEA. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 105-117, 2023. DOI: https://doi.org/10.12802/relmat25202. Disponível em: https://portal.issn.org/resource/10.12802/relmat25202. Acesso em: 08 abr. 2024.

GONZALES, M. Estratégias de estudantes com autismo ao resolver um problema de permutações sem repetição. Revista de Matemática e Ensino, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 89-102, 2023. DOI: https://doi.org/10.35763/aiem24.4861. Disponível em: https://aiem.es/article/view/v24-gonzalez-garcia. Acesso em: 08 abr. 2024.

KELLEMS, R. O. et al. Using video modeling via iPads to teach multiplication to struggling learners. Journal of Special Education Technology, Louisville, v. 38, n. 1, p. 55-68, 2023. DOI: https://10.1177/01626434231180584. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/01626434231180584. Acesso em: 08 abr. 2024.

LIU, T. et al. Meta-analysis of tablet-mediated interventions to teach mathematics for individuals with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 53, n. 3, p. 123-137, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/01626434231180579. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/01626434231180579. Acesso em: 08 abr. 2024.

MORRIS, B. J. et al. Using video modeling, explicit instruction, and augmented reality to teach mathematics to students with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 51, n. 2, p. 567-579, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/07319487211040470. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/07319487211040470. Acesso em: 08 abr. 2024.

PARK, S. H. et al. Using the virtual-representational-abstract with overlearning instructional sequence to students with autism. Journal of Special Education Technology, Louisville, v. 35, n. 4, p. 223-236, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022466920912527. Disponivel em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022466920912527. Acesso em: 08 abr. 2024.

PEREIRA, R. Análise de intervenções com tecnologias gamificadas no desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes com TEA. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, Brasília, v. 15, n. 1, p. 77-89, 2023. Disponível em: ABT. DOI: https://doi.org/10.1109/FIE58773.2023.10343403. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1109/FIE58773.2023.10343403. Acesso em: 08 abr. 2024.

ROOT, J. R. et al. Using augmented reality and modified schema-based instruction to teach problem-solving to students with autism. Journal of Special Education Technology, Louisville, v. 36, n. 2, p. 129-141, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/074193252110542. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/074193252110542. Acesso em: 08 abr. 2024.

SARH JIMENEZ, F. Práticas pedagógicas tradicionais no ensino de matemática para estudantes com TEA. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 215-227, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2020.103744. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422220301748?via%3Dihub. Acesso em: 08 abr. 2024.

SHURR, J. et al. Virtual versus concrete: A comparison of mathematics manipulatives for three elementary students with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 51, n. 5, p. 2013-2025, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1088357620986944. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1088357620986944. Acesso em: 08 abr. 2024.

SOUZA, D.; SILVA, M. A. Uso de ambientes virtuais para melhorar a aprendizagem de matemática em estudantes com TEA. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 345-360, 2023. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a16. Disponível em: https://www.scielo.br//j/bolema/a/WXbRNkkncggMBx8F5xLzSKv/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2024.

TABASSUM, T. Using wireless and mobile technologies to enhance teaching and learning strategies. International Journal of Technology in Education, Ohio, v. 6, n. 4, p. 456-470, 2020. DOI: https://doi.org/10.11591/ijeecs.v17.i3.pp1555-1561. Disponível em: https://ijeecs.iaescore.com/index.php/IJEECS/article/view/17623. Acesso em: 08 abr. 2024.

TERRA, A. V. et al. Análise bibliométrica com o software Bibliometrix. In: Encontro nacional de engenharia de produção, 42., 2022, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: ENEGEP, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-9-Fluxograma-do-processo-de-mapeamento-cientifico-com-Bibliometrix_fig3_363170565. Acesso em: 31 maio 2024.

TURK, M. Using wireless and mobile technologies to enhance teaching and learning strategies. International Journal of Technology in Education, Ohio, v. 6, n. 4, p. 456-470, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18404/ijemst.822234. Acesso em: 08 abr. 2024.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso em: 31 maio 2024.

YAKUBOVA, G. Teaching students with ASD to solve fraction computations using a video modeling instructional package. Journal of Special Education Technology, Louisville, v. 35, n. 3, p. 201-214, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2020.103637. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422220300676?via%3Dihub. Acesso em: 08 abr. 2024.

YAKUBOVA, G. Virtual instruction in teaching mathematics to autistic students: Effects of video modeling and virtual environments. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 54, n. 1, p. 89-102, 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/01626434231177875. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/01626434231177875. Acesso em: 08 abr. 2024.

ZABALA, A. Ensino adaptado: um caminho para a inclusão de todos. Porto Alegre: Penso, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.17370

Direitos autorais 2025 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License