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Formação pós-graduada: (re)inventando identidades

France Fraiha Martins, Inês Trevisan, Monica Gonçalves de Matos, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo

Discutimos, neste artigo, experiências de formação docente e de pesquisa vividas em nível de mestrado, a partir de manifestações escritas dos sujeitos investigados. Objetivamos investigar questões vinculadas ao processo de formação pós-graduada que emergem durante o percurso de convivência na academia, em que os sujeitos – mestrandos em Educação em Ciências e Matemática – e os demais personagens do contexto investigativo, imbuídos de suas crenças, valores, incertezas e identidades, passam a interagir uns com os outros, transformando-se a partir das interações, produzindo trocas múltiplas e revivendo a cada 'troca', a cada texto e a cada 'crise' sua própria história e percurso de formação. Este é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre formação pós-graduada desenvolvida com dezessete mestrandos. Na perspectiva da análise textual discursiva, no contexto de uma pesquisa narrativa, os depoimentos individuais dos sujeitos foram organizados em duas categorias: i) Experiências formativas (re)significando as ações docentes; ii) Identidades culturais e a formação pós-graduada. A análise dos resultados revela os sentidos e significados que os mestrandos atribuem ao seu processo de formação pós-graduada, assumindo serem (co)responsáveis pelo próprio processo de formação, na medida em que se tornam sujeitos com intencionalidades explícitas no ato de aprender. O processo de formação reflexiva pelo qual passam promove (re)construção de sua identidade profissional, tendo em vista o intercâmbio que se estabelece na academia, formando uma rede de significados compartilhados que possui sentido individual e coletivo. Ao refletirmos sobre as narrativas dos sujeitos envolvidos, pudemos também refletir sobre as nossas próprias trajetórias de vida e formação, buscando cada vez mais a compreensão e a importância da contínua formação, da clareza do ser inacabado, do aprender a aprender.


Palavras-chave

formação docente; formação do pesquisador; processo identitário


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v4i0.1723

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