Cabeçalho da página

Contribuições da teoria sócio-histórica para o ensino e a aprendizagem em física de estudantes da primeira série do ensino médio

Odifax Quaresma Pureza, Luiz Marconi Fortes Magalhães

Resumo

O presente estudo buscou compreender a forma pela qual estudantes de série inicial do ensino médio constroem o conceito de energia mecânica e suas formas, na ótica da Teoria Sócio-Histórica, desenvolvida pelo russo Lev Semenovich Vygotsky, colaboradores e seguidores. Valemo-nos, para esta análise, da abordagem metodológica denominada de análise microgenética, mas precisamente das categorias propostas por Mortimer e Scott (2002). Foi analisado um episódio de ensino decorrente da interação entre o professor e um grupo de três estudantes, através do qual procurou-se evidenciar as intenções do professor, o conteúdo do discurso, a abordagem comunicativa, os padrões de interação e as formas de intervenções do professor.


Palavras-chave

ensino de física; energia mecânica; teoria sócio-histórica; análise microgenética


Texto completo:

PDF

Referências


GOÉS, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade.In: Cadernos CEDES, XX, 50, 2000.

GOÉS, M.C.R. As relações intersubjetivas na construção de conhecimento. In GOÉS, M. C. R. e SMOLKA, A. L. B. (Orgs.). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetividade. Campinas: Papirus, 1997.

MEIRA, L. As bases semióticas e temporais da ZDP na sala de aula. In ANAIS DO II ENCONTRO II NTERNACIONAL DE LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO: reflexões para o ensino. Belo Horizonte, julho de 2003.

MOISÉS, L. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.

MORTIMER, E. F. Metic análisis and the dinamic of explanations im science classroom. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. www.fae.unicamp.br/br2000. Tradução: Livre de Andrela Garibaldi.

MORTIMER, E. F. e SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In: Investigações no Ensino de Ciências 3. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Porto Alegre, 2002 (site: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista)

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizado em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo: Summus, 2001.

PUREZA, O. Q. Um enfoque sócio-histórico do processo de ensino e de aprendizagem do conceito de energia mecânica. Dissertação (De Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará, Pará, 2004.

TUDGE, J. Vygotsky, Azonad e desenvolvimento proximal e a colaboração entre pares: implicações para a prática em sala de aula. In MOOL, L. C. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000 a.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VYGOTSKY, L. S. Manuscrito de 1929. In: Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, Julho de 2000 b.

WERTSCH, J. V. Vygotsky y la formacion social de la mente.Barcelona: Ediciones Paidos, 1988.

WERTSCH, J. V. A voz da racionalidade em uma abordagem sociocultural da mente. In MOLL, L. C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v4i0.1722

Direitos autorais 2008 CC-BY



Creative Commons License