Cabeçalho da página

O professor formador e as competências em tecnologia de informação e comunicação: Um estudo sobre quais recursos computacionais estes profissionais utilizam na elaboração do seu material didático

Liliane da Silva Coelho Jacon, Josefina Barrera Kalhil

Resumo

A literatura acadêmica aponta que grande parte dos professores formadores não teve a oportunidade de se habilitar à incorporação das TIC no contexto educacional. Para incorporar as tecnologias de informação e comunicação – TIC –, de forma pedagógica, que resulte em verdadeira modificação no processo de ensino/aprendizagem, é preciso repensar as práticas dos formadores na preparação dos futuros docentes. Desta forma, este artigo aborda como os professores formadores empregam as TIC nos seus afazeres acadêmicos. Para compreendê-los e conhecê-los melhor, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre o perfil do professor formador. Também há um levantamento sobre propostas e projetos de padrões de competência em TIC nos programas de formação docente. Se há propostas e/ou políticas para validação, adoção e aplicação de padrões de competência em TIC nos programas de formação inicial docente, isto implica na necessidade de aproximação com os formadores (professores dos futuros docentes) para viabilizar que os padrões de competência sejam gradualmente inseridos nestes programas. Apresenta também uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos através de um questionário entre os formadores de professores dos cursos de licenciatura e bacharelado em física e química da Universidade Federal de Rondônia. O objetivo desta pesquisa foi apontar as formas de acesso e as formas de utilização das TIC no processo de elaboração de material didático como apoio pedagógico. A pesquisa revela que os docentes da Universidade Federal de Rondônia possuem alta qualificação acadêmica, possuem computadores pessoais que carregam para o trabalho e, principalmente, que utilizam diversificadas modalidades de programas computacionais para elaborar seu material didático pedagógico.


Palavras-chave

Professor formador; competências em TIC; material didático pedagógico


Texto completo:

PDF

Referências


Alves, Amália Cardoso; Oliveira, Wenderson Silva Marques de. A formação do professor do ensino superior. In: www.faculdadeatenas.edu.br/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTACIENTIFICA2010/13AFORMACAODOPROFESSOR.pdf. Acessado em 14/nov./2011.

Bastos, Maria Inês. O impacto das TICs na educação: o desenvolvimento de competências em TIC para a educação na formação de docentes na América Latina. Org. Unesco. OREALC. Brasília. abril 2010.

Echeverría, A.R.;Benite, C.R.M.; Benite, A.M.C. A pesquisa na formação de formadores de professores: em foco, a educação química. Revista Química Nova na escola. Vol.32, nro.4, novembro/ 2010. pp.257-266.

Gabini, W.S. & Diniz, R.E. da S. Os professores de química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuada. Revista Ciência & Educação. v.15, n.2, p.343-358, 2009.

GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez Ed., 1993.

Krasilchick, Miriam. Formação de professores e ensino de ciências: tendências nos anos 90. In: Menezes, L.C. (org.) Formação continuada de Professores de Ciências: Nupes, 1996, pp.135-140.

Mello, R.M.A.V.de & Oliveira, A. de M. A didática do ensino superior no processo de formação pedagógica nos cursos de pós-graduação da UFV e UFMG. In: Formação docente para o ensino superior. VIII Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. Águas de Lindóia/SP Unesp. De 25 a 29 de setembro de 2005. P.63-70.

Mizukami, M.das G.N. & Ferenc, A.V.F. Formação de professores, docência universitária e o aprender a ensinar. In: Formação docente para o ensino superior. VIII Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. Águas de Lindóia/SP Unesp. De 25 a 29 de setembro de 2005.p.3-11.

Neuenfeldt, Manuelli C. Formação de professores para o ensino superior: reflexões sobre a docência orientada.In: www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/019e5.pdf. Acessado em 15/novembro/2011.

Pachane, G.G. Programa de estágio e capacitação docente: a experiência de formação de professores universitários na Unicamp. In: Formação docente para o ensino superior. VIII Congresso estadual paulista sobre formação de educadores. Águas de Lindóia/SP Unesp. De 25 a 29 de setembro de 2005. P.12-21.

Pimenta, Selma Garrido e ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 3ed. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Docência em formação)

Richit, Adriana. Apropriação do Conhecimento Pedagógico-Tecnológico em Matemática e a Formação Continuada de Professores. Tese de doutorado. Unesp, Rio Claro, SP. 2010. Orientador: Marcus Vinicius Maltempi.

Silva, Rejane M.G. da & Ferreira, Talita. Formação inicial de professores de química: identificando as necessidades formativas. In: www.pesquisa.uncnet.br Centro de pesquisa UnC - Universidade do Contestado – Concórdia/SC. Acesso em 10/maio/2012.

Silva, C.S. da & Oliveira, L.A.A.de Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. . In: Ensino de Ciências e Matemática I: temas sobre formação de professores. org. Roberto Nardi. p.43-57, Editora Unesp. Bauru/SP, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i15.1682

Direitos autorais 2011 CC-BY



Creative Commons License