Cabeçalho da página

Experiência formativa mediatizada por ambiente virtual de aprendizagem: formação de professores de ciências e matemática na Amazônia

France Fraiha Martins, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo

Este artigo expressa resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa. Foram investigadas experiências formativas de professores de Ciências e Matemática a distância na Amazônia, vividas em um curso via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Objetivamos investigar em que termos essa experiência formativa foi catalisadora de reflexões docentes sobre o contexto amazônico de ensino de Ciências e Matemática. Ao utilizarmos a Análise Textual Discursiva, emergiram as categorias: Formar-se no contexto amazônico: obstáculos e enfrentamentos; Tecnologias e AVA: sentido(s) da experiência formativa; e As repercussões da experiência nas percepções da prática e da formação docente. Os resultados das análises revelam os obstáculos para formar-se nesse contexto. A dinâmica vivenciada por meio das tecnologias de um AVA e do coletivo de professores repercutiu em percepções metodológicas quanto ao uso das tecnologias nas práticas docentes, apontando também o AVA como alternativa de (auto) formação diante da realidade amazônica.


Palavras-chave

ambiente virtual de aprendizagem; educação matemática e científica; formação docente


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA. M. E. B. Educação a distância na internet: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p.327-340, jul-dez. 2003.

ALMEIDA. M. E. B. A construção compartilhada de significados em projetos de educação a distância. In: VALENTE, A; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. revista ciência da informação. V.29. n2. Brasília mai/ago. 2000.

CONNELLY, F. M. CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. (Org.) Déjame que te cuente: ensaios sobre narrativa e educación. Barcelona: Alertes, 1995.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A; FINGER, M. (Orgs.) O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento dos Recursos Humanos da Saúde, Centro de formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988.

FERREIRA, A. C. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, A. M. (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FIORENTINI, D. NACARATO, A. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matematica: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa, Campinas: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 33 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. (Coleção Leitura).

GREEN, B. BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T.T (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época)

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MEIRELLES, J. O livro de ouro da Amazônia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

MOITA, M. C. Percursos de formação e trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2 ed. Lisboa: Porto, 2000.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 10 ed. Campinas: Papirus, 1997 (Coleção Práxis).

MORAES, R. GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SANTOS, B. S. Um Discurso sobre as Ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, A. S. S. Formação continuada de professoras de infância no Baixo Tocantins: concepções de criança [infância] e interdisciplinaridade. 2005. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1665

Direitos autorais 2012 CC-BY



Creative Commons License