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Análise dos livros didáticos de Matemática em El Salvador: um olhar ao uso da história da matemática nos livros oficiais do Ensino Médio

Jeser Candray

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar e categorizar o uso da história da matemática nos livros didáticos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia de El Salvador para o primeiro e segundo ano do ensino médio em 2019. Para isso, foi estabelecida uma pesquisa de tipo qualitativa e documental. Para a análise dos livros, a pesquisa é feita uma análise horizontal e vertical de cada livro, inspirada nos pressupostos metodológicos de Charalambous et al. e para a categorização das histórias da matemática, são utilizadas as categorias de histórias dos livros didáticos proposto pelo Vianna. Os resultados mostram um uso motivacional e como informação complementar nos livros didáticos analisados e um desconhecimento das potencialidades didáticas do uso da história da matemática. Isso pode se dever a uma posição próxima às visões do Movimento Matemático Moderno sobre a História da Matemática e ao papel central do conteúdo no desenvolvimento curricular da matemática escolar. Espera-se em estudos futuros expandir a análise para o restante da coleção e aprofundar os tipos de uso da história da matemática


Palavras-chave

Educação Matemática; livros didáticos; história da matemática; El Salvador


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13617

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