Cabeçalho da página

Formação inicial com foco nas altas habilidades/superdotação: práticas inclusivas em ciências biológicas

Dulceni Avila Brunetti, Ana Lucia Crisostimo

Resumo

O tema inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais é normalmente atrelado a alguma deficiência e habitualmente os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) não são vistos como público da Educação Especial. Para mudar essa realidade este trabalho socializa uma pesquisa desenvolvida em 2021 que propôs que os conhecimentos sobre a temática Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD sejam tratadas desde a formação inicial de professores, pois cabem aos mesmos as adequações necessárias ao desenvolvimento do potencial desses estudantes. Por conseguinte, este trabalho, resultado de uma pesquisa de mestrado visa contribuir para a formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no tocante a temática AH/SD, por meio da intervenção de um curso. A metodologia adotada na pesquisa foi qualitativa na modalidade participante. Os sujeitos da pesquisa foram quinze graduandos do quarto ano da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da UNICENTRO, Guarapuava-PR. Na análise dos resultados, percebeu-se que o curso contribuiu de maneira significativa na formação inicial docente, ampliando os olhares dos participantes sobre a temática proposta.  De maneira geral, os licenciandos surpreenderam positivamente quanto ao interesse em relação a temática tratada e aos avanços significativos em relação aos conceitos e conhecimentos prévios demonstrados inicialmente


Palavras-chave

altas habilidades/superdotação; formação inicial de professores; ensino de biologia


Texto completo:

PDF

Referências


ARMSTRONG, T. J. Inteligências múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo, SP: Edições, 2011.

BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (Org.). Pesquisa Participante: o saber da partilha. São Paulo, SP: Ideias & Letras, 2006.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei № 9.394/96.

BRASIL. Estabelece critérios para o funcionamento da sala de recursos multifuncional tipo 1 – para a Educação Básica na Área das Altas Habilidades/Superdotação. Instrução n° 010/2011-SUED/SEED. Curitiba, 01 de agosto de 2011.

BRASIL. Altas Habilidades/Superdotação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7122-fasciculo-10-pdf-1&category_slug=novembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 jun. 2020.

BRASIL. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação. Especial. Resolução nº 4 MEC/SEB de 02/10/2009.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Saberes e Práticas da Inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de estudantes com altas habilidades/superdotação. 2. ed. Coordenação Geral SEESP/MEC. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei № 9.394/96. MEC/Brasília-DF, 20 de dezembro de 1996.

DELOU, C. M. C. Educação do Aluno com Altas Habilidades / Superdotação: Legislação e Políticas Educacionais para a Inclusão. In: FLEITH, D. S. (Org.) A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

FREITAS, S. N., ROMANOWSKI, C. L., COSTA, L. Alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Contexto da Educação Especial. In L. C. Moreira, & T. Stoltz (Eds.). Altas Habilidades/Superdotação. Talento, Dotação e Educação. Curitiba: Juruá, 2012, p. 237-250.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOFFMAN, E. Estigma. Notas sobre a manipulação deteriorada. 4. Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2008.

GUENTHER, Z. C. Desenvolver Capacidades e Talentos: um Conceito de Inclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB. 1999.

PERKINS, D. N. Outsmarting IQ: the emerging science of learnable intelligence. New York: The Free Press. 1995.

RENZULLI, J. S. & REIS, S. M. The schoolwide enrichment model: A how-to guide for educational excellence. 2a. ed. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press. 1997.

RENZULLI, Joseph S. O que é esta coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Revista Educação, n. 1, Porto Alegre, 2004.

SABATELLA, M. L. P. Talento e superdotação: problema ou solução? Curitiba: IBPEX, 2008.

SABATELLA, M. L. P. Diretrizes curriculares da Educação Especial para a construção de currículos inclusivos. Curitiba, 2006.

VALENTIM, B. DE F. B.; VESTENA, C. L. B. Prática de conflitos sociopedagógicos em sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, v. 34, e61, 2021.

VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13554

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License