Cabeçalho da página

As gerações presentes nos estudos relacionados à avaliação da aprendizagem: questões teóricas e práticas

Kassiana da Silva Miguel, Lourdes Aparecida Della Justina, Daniela Frigo Ferraz

Resumo

O conhecimento produzido acerca da temática ‘avaliação da aprendizagem’, presente na literatura especializada, é marcado pela sua complexidade histórica, social, política e ética. Os estudos relacionados ao tema são resultado de um processo de construção e reconstrução de conhecimentos e perpassam por diversas influências. Como exemplo dessas influências, destacamos as ideias desenvolvidas por Guba e Lincoln (1989), relacionadas a quatro gerações de avaliação, e por Bouchard e Fontan (2008), no que concerne à quinta geração de avaliação. Para tanto, esse trabalho tem por objetivo discutir aspectos teóricos e práticos acerca das cinco gerações de avaliação que subsidiam os processos avaliativos e refletir acerca de uma nova geração de avaliação que emerge a partir do atual contexto pandêmico e pós pandêmico. Observamos, ao longo do tempo, que as gerações de avaliação foram marcadas por desafios, limites e inserção de novos sentidos no campo educacional mundial. Sendo assim, é possível identificar um fato marcante nesse processo: as tendências e demandas do campo da avaliação, entre elas as de ordem técnica, formativa, de construção social e socioemocional, impactam e influenciam as práticas avaliativas, promovendo novos olhares e abordagens, especialmente no que concerne à quarta e quinta gerações, discutidas no texto que se apresenta.


Palavras-chave

avaliação da aprendizagem; gerações de avaliação; demandas avaliativas; tendências avaliativas; contexto educacional


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, F. C.; SARAIVA, R. S. L. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: Encontro Cearense de História da Educação, 12, 2013, Fortaleza/CE. Anais do Encontro Cearense de História da Educação, 2013.

ARREDONDO, S. C.; DIAGO, J. C. Avaliação educacional e promoção escolar. São Paulo: Unesp, 2009.

BARREIRA, C.; BOAVIDA, J.; ARAÚJO, N. Avaliação formativa: novas formas de ensinar e aprender. Revista portuguesa de pedagogia, n. 40-3, p. 95-133, 2006.

BARRETO, E. S. S.; PINTO, R. P. Avaliação na educação básica (1990-1998). Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2001.

BARRIGA, A. D. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3. ed. Rio de Janeiro: [s. n.], 2001.

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. Cognitive domain. New York: McKay, 1956.

BORGES, R. M.; ROTHEN, J. C. Produção de conhecimento sobre avaliação educacional publicada no Brasil durante a década de 1980. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 24, n. 2, p. 412-433, 2019.

BORGES, R. M.; ROTHEN, J. C. Uma proposta metodológica para a leitura de textos em avaliação educacional. Regae- Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 4, n. 7, p. 83-96, 2015.

BORGES, R. M; CALDERÓN, A. I. Avaliação na Educação Básica: mapeamento da produção científica disseminada na revista ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (1999-2008). Meta Avaliação, v. 5, n. 14, p. 171-191, 2013.

BOUCHARD, M.; FONTAN, J. M. L’économie sociale à la loupe. Problématique de l’évaluation des entreprises de l’économie sociale. Canadá: Université du Québec à Montreal, 2008.

BRITO, M. A. R. B.; LUCENA, I. C. R.; VIEIRA, E. P. P. Avaliação e pressupostos bachelardianos: tecendo relações para a formação docente em Ciências e Matemática. Amazônia- Rev. de Educ. em Ciências e Matemáticas, v.16, n. 36, p. 181-189, 2020.

CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação educacional no Brasil: da transferência cultural à avaliação emancipatória. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, v. 4, p. 259-274, 2013.

CUENCA, Gustavo Adolfo Muñoz. Um nuevo paradigma: “La quinta generación de evaluación”. Laurus, v. 13, n. 23, p. 158-198, 2007.

DEPRESBITERIS, L. Avaliação da Aprendizagem do Ponto de Vista Técnico-Científico e Filosófico-Político, 2007. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p161-172_c.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021.

DEPRESBITERIS, L. Avaliação da aprendizagem: revendo conceitos e posições. In: SOUSA, C. P. (Org.). Avaliação do rendimento escolar. 6. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 51-79.

DEPRESBITERIS, L. Avaliação de programas e avaliação da aprendizagem. In: SOUSA, E. C. B. M. de (org.). Avaliação de currículos e de programas. 2. ed. Brasília: Editora UnB, 2000.

DEPRESBITERIS, L.; TAVARES, M. R. Diversificar é preciso. Instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2009.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior regulação e emancipação. Avaliação, v. 8, n. 2, p. 31-47, 2003.

FERRAZ, A. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., 2010.

GALHARDI, A. C; AZEVEDO, M. M. de. Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de Bloom. In: Workshop de Pós-graduação e pesquisa do centro Paula Souza. 8, 2013, São Paulo/SP. Anais do Workshop de Pós-graduação e pesquisa do centro Paula Souza, 2013.

GRILLO, M. C.; LIMA, V. M. R. Especificidades da avaliação que convém conhecer. In: Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park: Sage, 1989.

HADJI, C. A avaliação, regras do jogo. 4. ed. Portugal: Porto, 1994.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1995.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio- uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1991.

JUSTINA, L. A. D.; FERRAZ, D. F. A prática avaliativa no contexto de Ensino de Biologia. In: CALDEIRA, A. M. A.; ARAUJO, E. S. N. N. (Org.) Introdução à didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 233-246.

LIMA FILHO, G. D.; TROMPIERI FILHO, N. As cinco gerações da avaliação educacional: características e práticas educativas. Revista Científica Semana Acadêmica, n. 11, v. 1, p. 1-21, 2012.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos, proposições. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1996.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2003.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

LUND, G. E. Fifth-Generation Evaluation. [Internet], 2011. Disponível em: http://www.haslebo-partnere.dk/en/publications/articles/. Acesso em: 22 jul. 2015.

MADAUS, D. L.; STUFFLEBEAM G. F.; KELLAGHAN, T. Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation. Dordrectht: Kluwer Academic Publishers, 2000.

MEZZAROBA, L.; ALVARENGA, G. M. A trajetória da avaliação educacional no Brasil. In: ALVARENGA, G. M. (org.). Avaliar: um compromisso com o ensino e a aprendizagem. Londrina: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, 1999.

MIRANDA, M. J. A docimologia em perspectiva. Revista da Faculdade de Educação, v. 8, n. 1, p. 39-69, 1982.

MURAMOTO, H. M. S. Supervisão da escola, para que te quero? Uma proposta aos profissionais da educação na escola pública. São Paulo: Iglu, 1991.

NASCIMENTO, R. B.; MOTA, F. de A. A. Avaliação educacional: considerações teóricas. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 12, n. 44, p. 810-830, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PINTO, R. O; ROCHA, M. S. P. M. L. A avaliação formativa: reflexões sobre o conceito no período de 1999 a 2009. Est. Aval. Educ., v. 22, n. 50, p. 553-576, 2011.

RODRIGUES, M. S. S. de; ARAÚJO, A. C. Entre gerações de avaliação, diferente perspectiva de avaliar na Escola Waldorf em Fortaleza. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 6. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 558-577. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24602. Acesso em: 05 jul. 2021.

SANTOS, G.; BERGANO, S. Benjamin Bloom. Educação: pensadores ao longo da história, 2016.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SCRIVEN, M. The logic of evaluation: department of Psychology. Claremont: Claremont Graduate University, 2007.

SILVA, A. L.; GOMES, A. M. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Est. Aval. Educ., v. 29, n. 71, p. 350-384, 2018.

STAKE, R. E. The countenance of educational evaluation. Department for Exceptional Children, Gifted Children Section, 1967.

STUFFLEBEAM, D. L., et al. The relevance of the CIPP evaluation model for educational accountability. Journal of Research and Development in Education, n. 5, p. 19-25, 1971.

STUFFLEBEAM, D. L.; SHINKFIELD, A. J. Evaluación sistemática: guía teórica y práctica. Madrid: Paidós, 1987.

TEIXEIRA, C. R. As influências das concepções de avaliação da aprendizagem na prática educativa: o ensino e a aprendizagem. In: III CONEDU (Congresso Nacional de Educação), 3, 2016, Natal/RN. Anais do III CONEDU, 2016.

TEIXEIRA, C. R. O “Estado da Arte”: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (1975-2000). Cadernos de Pós-Graduação – Educação, v. 5, n. 1, p. 59-66, 2006.

TREVISAN, A. L.; AMARAL, R. G. A taxionomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de provas escritas de matemática. Ciência & Educação, v. 22, n. 2, p. 451-464, 2016.

TYLER, R. Princípios básicos do currículo e ensino. Porto Alegre: Editora Globo, 1949.

VASCONCELOS, J. A. Fundamentos Filosóficos da Educação. 2. ed. Curitiba: InterSaberes. 2017.

VIANNA, H. M. A prática da avaliação educacional: algumas colocações metodológicas. Cadernos de pesquisa, n. 69, p. 40-47, 1989.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: IBRASA, 2000.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional, n. 12, p. 7-24, 1995.

WATRAS, J. Teacher tests, equal opportunity, and the foundations of education. Educational Studies, v. 39, n. 2, p. 124-134, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13543

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License