Cabeçalho da página

O estudo de aula e Matemática: “processo formativo” e “potencialidades para o desenvolvimento profissional”

Marta Cristina Cezar Pozzobon

Resumo

No presente artigo, discute-se sobre o estudo de aula e Matemática, as contribuições para a formação do professor, como um processo de desenvolvimento profissional. Questiona-se: Quais os artigos publicados pelos pesquisadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tratam do estudo de aula e Matemática? E como esses artigos abordam o desenvolvimento profissional? Realizou-se um estudo de revisão de literatura e selecionaram-se 20 artigos publicados em periódicos. Analisou-se qualitativamente os artigos, organizando duas categorias: a) estudo de aula como uma abordagem do desenvolvimento profissional, um processo formativo; b) potencialidades dos estudos de aula para o desenvolvimento profissional. Conclui-se que os estudos de aula valorizam a experiência dos professores, promovem diferentes conhecimentos profissionais, a partir de ciclos colaborativos e reflexivos, e podem produzir mudanças na prática dos professores, no ensino, na aprendizagem do aluno e mudanças educacionais. Destaca-se a necessidade de investimentos nos estudos de aula como processo formativo, para que façam parte do desenvolvimento profissional dos professores, tanto no contexto português como em outros contextos.


Palavras-chave

Estudo de aula; desenvolvimento profissional; processo formativo


Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, M. et al. Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educar em Revista, [s. l.], v. 30, n. 4, p. 61-79, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOAVIDA, A. M.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-

-55.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. 11. ed. Porto: Porto Editora, 2001.

ELLIOTT, J. Educational action research as the quest for virtue in teaching. Educational Action Research, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 4-21, 2015.

FEIMAN-NEMSER, S. From preparation to practice: designing a continuum to strengthen and sustain teaching. Teachers college record, [s. l.], v. 103, n. 6, p. 1013-1055, 2001.

FONSECA, G.; PONTE, J. P. Estudos de aula com professores que ensinam Matemática nos primeiros anos em Portugal. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, n. 23, 2022.

FUJII, T. Designing and adapting tasks in lesson planning: a critical process of Lesson Study. ZDM Mathematics Education, Dordrecht, Netherlands, v. 48, n. 4, p. 411-423, 2016.

FUJII, T. Lesson study and teaching mathematics through problem solving: The two wheels of a cart. In: QUARESMA et al. Mathematics lesson study around the world. Springer, 2018

LEWIS, C. How does lesson study improve mathematics instruction?. ZDM, n. 48, 571-580, 2016.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Lisboa, v. 8, p. 7-22, 2009.

MENEZES, J. L.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: caminhos para o desenvolvimento profissional. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 1, n. 1, p. 1-32, 2009.

MURATA, A. Introduction: Conceptual overview of lesson study. In: HART, L.; ALSTON, A.; MURATA, A. (ed.). Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011. p. 01-12.

NASCIMENTO, W. E.; BAROLLI, E. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 38, p. 05-21, 2021.

OLSON, J.; WHITE, P.; SPARROW, L. Influence of lesson study on teachers’ mathematics pedagogy. In: HART, L.; ALSTON, A.; MURATA, A. (ed.). Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011. p. 39 58.

PERRY, R.; LEWIS, C. What is successful adaptation of lesson study in the U.S.? Journal of Educational Change, Netherlands, v. 10, n. 4, p. 365-391, 2009.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic Reviews in the Social Sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell, 2006. 352 p.

PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: Actas do ProfMat98. Lisboa: APM, 1998. p. 27-44.

PONTE, J. P. Estudando o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In: PLANAS, N. (ed.). Teoria, crítica y prática de la educación matemática. Barcelona: GRAO, 2012. p. 83-98.

PONTE, J. P. Formação dos professores de Matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. (ed.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 343-360.

PONTE, J. P. Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, [s. l.], v. 6, n. 2, 169-181, 2017.

PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e Matemática, [s. l.], n. 31, p. 9-12 e 20, 1994.

PONTE, J. P. et al. Aprendizagens profissionais dos professores através dos estudos de aula. Perspectivas da Educação Matemática, [s. l.], n. 5 (n. temático), p. 7-24, 2012.

PONTE, J. P. et al. Designing Lesson Studies to Support Teachers’ Professional Development. Educational Designer, [s. l.], v. 3, n. 11, p. 1-32, 2018b.

PONTE, J. P. et al. Estudos de aula para promover o desenvolvimento profissional do professor. In: LOSS, A.; CAETANO, A. P.; PONTE, J. P. (ed.). Formação de professores no Brasil e em Portugal: pesquisas, debates e práticas. Curitiba: Appris, 2015. p. 227-250.

PONTE, J. P. et al. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema-Boletim de Educação Matemática, [s. l.], v. 56, n. 30, p. 868-89, 2016.

PONTE, J. P. et al. Fitting lesson study to the Portuguese context. In: Mathematics lesson study around the World. Springer, Cham, 2018a. p. 87-103.

PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J. Teachers’ learning in lesson study: insights provided by a modified version of the interconnected model of teacher professional growth. ZDM Mathematics Education, [s. l.], v. 54, p. 373-386. doi: 10.1007/s11858-022-01367-1, 2022b.

PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J. The development of teachers’ knowledge in a lesson study. International Journal for Lesson & Learning Studies (ahead-of-print), [s. l.], 2022a.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Developing collaborative relationships in lesson studies. PNA – Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 93-

-107, 2021.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula. Quadrante, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 43-68, 2017a.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Dinâmicas de reflexão e colaboração entre professores do 1º ciclo num estudo de aula em Matemática. Bolema Boletim de Educação Matemática, [s. l.], v. 33, n. 63, p. 368-388, 2019.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Participar num estudo de aula: a perspectiva dos professores. Boletim do Gepem, [s. l.], n. 71, 2017b.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. D. Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 297-310, 2015.

RAMOS-RODRIGUEZ, E.; FLORES, P.; PONTE, J. P. Práctica y reflexión de profesores de matemáticas chilenos bajo la perspectiva del estudio de clases. Quadrante, [s. l.], v. 26, n. 2, 2017.

RICHIT, A.; PONTE, J. P. A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, [s. l.], v. 38, n. 1, p. 330-351, 2017a.

RICHIT, A.; PONTE, J. P. A colaboração profissional em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Bolema Boletim de Educação Matemática, [s. l.], v. 33, n. 64, p. 937-962, 2019.

RICHIT, A.; PONTE, J. P. Conhecimentos profissionais evidenciados em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. EDUR Educação em Revista, [s. l.], n. 36, p. 1-29, 2020.

RICHIT, A.; PONTE, J. P. Teachers’ perspectives about lesson study. Acta Scientiae, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 20-30, 2017b.

RICHIT, A.; PONTE, J. P.; QUARESMA, M. Aprendizagens profissionais de professores evidenciadas em pesquisas sobre estudos de aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [s. l.], n. 35, 1107-1137, 2021.

RICHIT, A.; PONTE, J. P.; TOMKELSKI, M. L. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. RBEP Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s. l.], v. 100, n. 254, p. 54-81, 2019.

RODRIGUES, B.; PONTE, J. P. M. A perspectiva dos professores numa formação em Estatística. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 37, p. 5-20, 2020.

STIGLER, J. W.; HIEBERT, J. Lesson study, improvement and the importing cultural routines. ZDM Mathematics Education, Berlim, v. 4, n. 48, p. 581-587, 2016.

STIGLER, J.; HIEBERT, J. The Teaching Gap: Best Ideas from the World’s Teachers for Improving Education in the Classroom. New York: The Free Press, 1999.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão“ como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13440

Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License