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Decolonialidade na Educação Matemática: uma revisão sistemática de literatura

Sandy Aparecida Pereira, Elenilton Vieira Godoy

Resumo

O movimento de decolonialidade matemática possui entrelugares de resistência, que sugerem posturas de emancipação política, epistêmica e pedagógica. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo identificar como os conceitos decoloniais foram colocados em movimento com a Educação Matemática. Metodologicamente, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, que segue os protocolos de PRISMA com suporte nas ferramentas de AMSTAR. Os trabalhos revisados discutem a perspectiva decolonial com a Educação Matemática na tentativa de mobilizar sentidos às escolas e universidades. Em análise, os resultados revelam que a decolonialidade ganha evidência no campo educacional, no entanto são escassas as pesquisas teóricas que mostrem outros caminhos matemáticos que decolonizem práticas tão hegemônicas, para além de trajetórias etnomatemáticas.


Palavras-chave

Educação Matemática; Decolonialidade; Etnomatemática


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13383

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