Cabeçalho da página

Aprendizagem na Educação Infantil: possibilidades a partir de uma sequência didática para abordar conhecimento científico

Bruna Eduarda Rocha, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz

Resumo

A presente pesquisa investiga os tipos de aprendizagem favorecidos por uma sequência didática para abordar conhecimento científico na Educação Infantil, apoiada didaticamente nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e no uso de tecnologias digitais. Como questão central tem-se: como se manifestam nas crianças da Educação Infantil as diferentes aprendizagens no momento em que realizam atividades didáticas voltadas ao conhecimento científico? Para a pesquisa, estrutura-se a sequência didática em sete encontros partindo de uma problematização trazida por meio da leitura de uma obra de literatura infantil, finalizando com um momento de diálogo com as crianças. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, recorre aos registros da professora em seu diário de campo e as videogravações das crianças durante as atividades. A análise dos dados toma como referência de discussão os tipos de aprendizagem trazidos por Henri Wallon – cognitiva, motora e afetiva. Os resultados apontam que essas aprendizagens coexistem, embora se possa favorecer algum deles em determinadas atividades; que o conhecimento científico é possível de ser abordado na Educação Infantil; e, que as tecnologias digitais representam uma alternativa para potencializar as ações didáticas voltada às diferentes aprendizagens, além de representar um meio de aproximação das crianças no mundo vivencial contemporâneo.


Palavras-chave

Três Momentos Pedagógicos; animais da floresta; intervenção didática


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Erick Rodrigo Santos; FACHÍN-TERÁN, Augusto. A alfabetização científica na educação infantil: possibilidades de integração. In: CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Manaus. Resumo... Manaus: UEA, 2013. p. 1-8.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução Maria João Sara dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1999.

CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003.

DALPIAN, Maria Cristina. O ensino de ciência e cidadania. Em Aberto, Brasília, v. 55, p. 49-56, 1992.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

FUMAGALLI, Laura. O Ensino das ciências naturais no nível da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ; Vozes, 1995.

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do Ensino de Ciências no Brasil. Tendências na Educação de Ciências. Em Aberto, a. 11, n. 55, 1992.

MOREIRA, Marco Antonio. Teoria de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

PAULA, Nanci Martis de. Crianças pequenas – dois anos – no ciberespaço: interatividade possível?. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

PINO, Angel. O biólogo e o cultural nos processos cognitivos - Linguagem, cultura e cognição: reflexão para o ensino de ciências. In: ENCONTRO SOBRE TEORIA E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1997, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1997. p. 5-24.

QUIDIGNO, Raquel de Abreu Fochesato; CAMARGO, Sérgio; ZIMER, Tania Teresinha Brus. Formação inicial de professores e a base de conhecimentos para o ensino de ciências naturais na educação infantil. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 17, n. 38, p. 227-243, 2021.

SASSERON, Lucia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SERON, Juliana Montenegro. Psicomotricidade. 2013. Grupo Rhema Educação. Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021.

SILVA, Sonia Maria Gonçalves da. Os recursos geoecológicos como possibilidade pedagógica na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Geomática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

SOUZA, Raimundo Gomes. Protagonismo infantil e saberes culturais ribeirinhos no ensino de matemática na Educação Infantil. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 14, n. 30, p. 193-208, 2018.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13092

Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License