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A relação entre a BNCC e a formação de professores

Angélica Maria de Gasperi, Ana Caroline Lubenov Martins, Rúbia Emmel

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo geral de: analisar as relações acerca da BNCC e da formação de professores em formação continuada na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, com a tipologia de pesquisa nos pressupostos da investigação-ação. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, com 9 questões abertas. Por intermédio da Análise Textual Discursiva (ATD) foi possível identificar um total de 40 Unidades de Significado (US) em dois metatextos: - Racionalidade Técnica (27 US); - Racionalidade Prática (13 US). A partir das análises das US e do embasamento teórico foi possível evidenciar, na formação de professores em Matemática, a preponderância da racionalidade técnica, se comparada com a racionalidade prática. Além disso, mediante as análises, constatamos a prescritividade a partir das compreensões da maioria dos professores acerca da formação docente e da BNCC, reforçando, assim, a perspectiva de uma racionalidade técnica fundamentada na BNCC.


Palavras-chave

Pesquisa-ação; formação continuada de professores; currículo; Base Nacional Comum Curricular


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12882

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