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Os conhecimentos e saberes da prática como componente curricular na formação do professor de matemática

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, José Claudio Del Pino

Resumo

Este estudo é recorte de uma tese de doutoramento, em andamento, no qual o desvelar da Prática como Componente Curricular (PCC) na formação do professor de Matemática constitui objeto principal do estudo. Buscou-se identificar nos documentos oficiais de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição da Rede Federal de ensino as concepções, os conhecimentos e saberes emergidos nos componentes curriculares do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e pautada em uma análise documental, e discute-se, a partir da interrogação: “Que conhecimentos estão sendo mobilizados nas disciplinas que contêm carga horária de PCC do curso de Licenciatura em Matemática da IES em estudo?” À luz da caracterização do Projeto Político do Curso (PPC) e das ementas dos componentes curriculares do curso, seguindo as dimensões dos saberes de Shulman (1986); Ball, Thames e Phelps (2008), considera-se que se articula uma formação do licenciado em Matemática para o exercício da docência, com saberes próprios adquiridos nas disciplinas, mas carente de perspectivas práticas com a Educação Básica, com propostas interdisciplinares, almejando que o modelo disciplinar seja superado, propondo uma integração entre os conhecimentos compreendidos no curso.


Palavras-chave

Prática como componente curricular; formação de professor; saberes docentes; licenciatura em matemática


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12594

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