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Perspectivas quanto a presença das tecnologias digitais nos livros didáticos de ciências do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2020

João Ferreira Sobrinho Júnior, Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Resumo

O objetivo desta pesquisa é observar as perspectivas nas quais os elementos trazidos do contexto das tecnologias digitais estão inseridos nos livros didáticos de ciências aprovados no PNLD 2020. O percurso metodológico está fundamentado em abordagem qualitativa no esteio da pesquisa documental e bibliográfica. Como resultado, identificamos que as perspectivas que buscam o desenvolvimento do aprendizado por meio de buscas externas são predominantes, aproximando de 90%. Em contraponto, às relacionadas ao desenvolvimento do conhecimento através da leitura e visualização, somam próximo aos 10%. Conquanto, ponderamos que a não instigação à prática ou um estímulo ao uso não-formal através do livro, em nada diminui a sua relevância. Pois, seu manuseio e leitura, é ponto chave ao aprendizado do estudante como também à manutenibilidade do livro didático como política de Estado.


Palavras-chave

PNLD; Livro didático; Tecnologias digitais; Ensino.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11664

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