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Um levantamento de documentos que tratam sobre instrumentos matemáticos: uma possível articulação entre a tecnologia do passado e os saberes docentes

Antonia Naiara de Sousa Batista, Gisele Pereira Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira

Resumo

Na busca por identificar possíveis articulações entre as tecnologias do passado e os saberes docentes, essa pesquisa realizou um levantamento de documentos sobre instrumentos matemáticos na plataforma digital e internacional JSTOR, com o objetivo geral de realizar um levantamento internacional de documentos que tratam sobre instrumentos matemáticos, e suas possíveis relações como uma tecnologia do passado para a mobilização de saberes docentes na formação de professores. E, com isso, caracterizou-se a pesquisa como descritiva e exploratória, apresentando enfoques quantitativos e qualitativos, mediante aos métodos de análise e investigação da bibliométria e cientométria, que foram favoráveis na coleta e interpretação dos dados. E, assim, observamos através dos estudos, que diante dos 766 documentos levantados na plataforma, distribuídos nas categorias Journals, Book Chapters, Pamphlets, Books, Documents e Images, a maioria dos que abordavam os instrumentos matemáticos foram visualizados em livros, revistas, capítulos de livros e imagens. Destacando, ademais, que percebemos que os instrumentos matemáticos no decorrer dos tempos, eram considerados como tecnologias do seu período. Por fim, conclui-se, ainda que pontualmente, que esses instrumentos, permitem mobilizar saberes necessários a práxis docente, tais como, saberes do conteúdo, do currículo, pedagógico, do contexto educacional, entre outros.


Palavras-chave

documentos; instrumentos matemáticos; tecnologias; saberes


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.11256

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