Logo do cabeçalho da página
Novos Cadernos NAEA

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Novos Cadernos NAEA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

Condições para Submissão:

Os trabalhos submetidos para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida a submissão simultânea para outro periódico.

O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial da Revista Novos Cadernos NAEA.

A submissão de trabalhos ao Conselho Editorial da Revista Novos Cadernos NAEA deve ser encaminhada ao editor científico, exclusivamente, por meio do sistema eletrônico da revista: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/login 

A Revista aceita publicações em diversos formatos. Mais detalhes sobre as Políticas de Seção estão disponíveis em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/about/editorialPolicies#sectionPolicies

Podem ser submetidos trabalhos nos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol.

Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. Todos os textos deverão passar por revisão realizada por profissional qualificado, preferencialmente com experiência em revisão de artigos científicos. O trabalho revisado deve vir acompanhado de declaração do revisor.

Os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Novos Cadernos NAEA, que é disponibilizada na versão online, em acesso aberto (open access) e uso gratuito direcionado a fins educacionais, científicos e não comerciais.

O Processo de avaliação

O prazo do processo de avaliação tem duração média de doze meses, podendo ser necessário um tempo de espera maior, conforme o fluxo de submissões de textos à Revista. Os trabalhos são publicados no fascículo subsequente à data de aprovação, respeitando os critérios de tempo de editoração.

A revista adota o processo Double-blind peer review (Duplo-cego de avaliação por pares) com base nos critérios de qualidade, rigor científico, originalidade, validade dos dados e relevância para a respectiva área de pesquisa. No documento anexado em Word não devem constar o(s) nome(s) dos(as) autores(as). Caso isso ocorra, o texto será arquivado pelo sistema da Revista.

A Revista Novos Cadernos NAEA priorizará a publicação de artigos de autores(as) que ainda não tenham publicado na revista ou que não tenham publicado nela há pelo menos um (1) ano.

Mais detalhes sobre o Processo de Avaliação estão disponíveis em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/about/editorialPolicies#peerReviewProcess.

Estrutura e formato dos trabalhos:

1. Os trabalhos devem ter até 20 páginas, no formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, nas fontes Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, incluindo-se figuras, tabelas e referências. O trabalho deverá, obrigatoriamente, estar em Word.

2. No caso de resenhas submetidas, o número de páginas deve variar entre 05 a 15 páginas, sendo obrigatório que o texto se refira à análise de livros publicados e seguindo o formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, nas fontes Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, incluindo-se as referências. O trabalho deverá, obrigatoriamente, estar em Word.

3. O texto dos artigos submetidos deve conter os seguintes elementos: Título (com tradução), ver item 8; Resumo (com tradução), ver item 9; Palavras-chave (com tradução), ver item 10; Introdução; Desenvolvimento (seções e subseções); Conclusão; e Referências.

4. O texto das resenhas submetidas deve conter os seguintes elementos: Dados referenciados da obra; Título; Apresentação da obra (esclarecimentos sobre a obra e informações sobre o(a) autor(a); Considerações gerais da obra (ideia central da obra; objetivos; argumentação do(a) autor(a); hipóteses e/ou questões levantadas; linha de interpretação teórico-metodológica do(a) autor(a)); Conclusões (conclusões e/ou proposições do(a) autor(a) da obra); Avaliação da obra pelo(a) autor(a) da Resenha (relevância da obra para o entendimento do tema abordado, principais contribuições em relação à temática, sugestões e proposições); e Referências.

5. O nome de todos os(as) autores(as) do artigo deve ser inserido no sistema da Revista apenas no momento da submissão, e deverá conter: nome e sobrenome dos(as) autores(as), resumo do Currículo ou do CV Lattes com a mais recente titulação acadêmica; filiação institucional; cargo que ocupa; área de atuação e e-mail. Após a aprovação/aceite, não serão permitidas inclusões de autores(as) que não constem no ato da submissão.

6. Os trabalhos submetidos à Revista podem ter autoria de até 5 (cinco) autores(as). A coautoria implica na participação dos(as) autores(as) em todas as fases da elaboração do manuscrito.

7. Deve ser removida a identificação de autoria do trabalho no arquivo e qualquer outra informação no corpo do texto que possibilite tal identificação. Esse procedimento é fundamental para garantir o processo Double-blind peer review (Duplo-cego de avaliação por pares).

8. Título: deve ser direto e conciso, no idioma original do texto (máximo 17 palavras), acompanhado de tradução para o inglês. Caso o artigo seja redigido em inglês, francês ou espanhol deve apresentar também o título em português.

9. Resumo: deve ser redigido em parágrafo único, no idioma do texto (Inglês: Abstract; Francês: Résumé; Espanhol: Resumen),com 150 palavras, no máximo, contendo uma síntese que sinalize: objetivos, metodologia e resultados. Em se tratando de artigo escrito em inglês, francês ou espanhol é obrigatório o resumo e as palavras-chave em português.

10. Palavras-chave: de quatro (mínimo) a seis (máximo) palavras, que identifiquem o conteúdo do trabalho, no mesmo idioma do resumo (Inglês: Keywords; Francês: Motsclés; Espanhol: Palabras clave).

11. Figuras (fotos, mapas, gráficos etc.): devem ser compatíveis ao formato da revista (não excedendo 15 x 21 cm). Para garantir a qualidade editorial das figuras, elas devem vir no corpo do texto, mas também devem ser enviadas em arquivos separados, em JPEG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi. Devem ser obrigatoriamente citadas no corpo do texto, seguindo a ordem sequencial de inserção, numeradas em números arábicos, com créditos de autoria e fontes nas respectivas legendas.

12. Tabelas: devem ser produzidas e inseridas no texto nos softwares Word ou Excel, obedecendo ao formato da revista (não exceder 12 x 20 cm). Devem ser obrigatoriamente citadas no texto, seguindo a numeração sequencial de inserção.

13. Citações bibliográficas: as referências devem ser obrigatoriamente citadas no corpo do texto: sobrenome do(a) autor(a) e ano (em maiúsculas quando estiverem entre parênteses).

14. Citações de texto: até três linhas, devem estar entre aspas, seguindo o formato do texto, com citação de autoria no final, entre parênteses. As citações longas (quatro linhas ou mais) devem ser em parágrafo separado, com recuo de 4 cm, entrelinha simples, corpo 10, com citação de autoria no final, entre parênteses.

15. Nota de rodapé (opcional): deve ser inserida em caso de comentários e informações complementares ao texto, seguindo a numeração sequencial, corpo 10.

16. Referências: A revista adota a Normalização de Referências Bibliográficas da ABNT (NBR 6023/2018). Todas as referências citadas no texto devem constar no tópico final, em ordem alfabética.

 

 Exemplos:

 

  •     Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódicoLocal de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, mês (abreviado). ano.

GORENDER, J. A sociedade cindida. Estudos Avançados, São Paulo, v. 28, n. 80, p.17-26, jan./abr. 2014.

 Se a publicação estiver em meio eletrônico:

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódicoLocal de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, mês (abreviado). ano. Disponível em: inserir site. Acesso em: dia, mês abreviado. ano.  

GORENDER, J. A sociedade cindida. Estudos Avançados, São Paulo, v. 28, n. 80, p.17-26, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142014000100003. Acesso em: 01 out. 2019.

 

  •     Capítulo de livro e coletânea:

SOBRENOME, Prenome abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver). In: SOBRENOME, Prenome abreviado do(s) autor(es)/organizador(es)/editor(es). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, ano. Paginação do capítulo.

LEIS, H. R.  Especificidades e desafios da interdisciplinaridade nas ciências humanas. In: PHILIPPI JUNIOR, A.; SILVA NETO, A. (ed.). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Informação. Barueri: Manole, 2011. p. 106-122.

 

  •     Livro no todo: 

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano. Paginação/volume. (Coleção ou série, se houver)

SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de RosauraEichenberg. São Paulo: Cia. das Letras, 2007. 528p.

 

  •     Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Total de folhas (opcional). Tese (Doutorado em...) ou Dissertação (Mestrado em...) – Unidade/Programa de Pós-graduação, instituição, local, ano.

COSTA, F. S. A dinâmica dos recursos comuns em Unidades de Conservação e Assentamentos Rurais no Amazonas: uma abordagem fuzzy. 2014. 365f. Tese (Doutorado em Ciências Socioambientais) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

 

  •     Documentos em meio eletrônico

SOBRENOME, Prenome(s) abreviado(s) ou INSTITUIÇÃO. Título: subtítulo (se houver). local de publicação, volume (se houver), ano. Disponível em: inserir site. Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. As metrópoles no Censo 2010: novas tendências? Disponível em: observatoriodasmetropoles.net. Acesso em: 2 fev. 2011.

 

  •    Artigo e/ou matéria de jornal

SOBRENOME, Prenome abreviado. título, subtítulo (se houver), título do jornal, subtítulo do jornal (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

 

Se a matéria não apresentar o nome do autor:

Título (primeira palavra do título em caixa alta), subtítulo (se houver), título do jornal, subtítulo do jornal (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

CRÉDITO à agropecuária será de R$ 156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

 

Se a matéria estiver em meio eletrônico, atentar aos exemplos anteriores e seguir:

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.

 

  •     Legislação

Inclui Constituição, Decreto, Decreto-Lei, Emenda Constitucional, Emenda à Lei Orgânica, Lei Complementar, Lei Delegada, Lei Ordinária, Lei Orgânica e Medida Provisória, entre outros.

São elementos essenciais: jurisdição, ou cabeçalho da entidade, em letras maiúsculas; epígrafe e ementa transcrita conforme publicada; dados da publicação. Quando necessário, acrescentam-se à referência os elementos complementares para melhor identifcar o documento, como: retifcações, alterações, revogações, projetos de origem, autoria do projeto, dados referentes ao controle de constitucionalidade, vigência, efcácia, consolidação ou atualização.

Em epígrafes e ementas demasiadamente longas, pode-se suprimir parte do texto, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências, entre colchetes.

 

EXEMPLO 1

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

 

EXEMPLO 2

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.

 

Se a legislação estiver em meio eletrônico:

EXEMPLO 1

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

 

EXEMPLO 2

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fxa a despesa do município de Curitiba para o exercício fnanceiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino. cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e7f032572800061df72. Acesso em: 22 mar. 2007.

 

  •    Publicação em anais de eventos científicos

SOBRENOME, Prenome abreviado, título do trabalho, seguidos da expressão In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento, local, editora, data de publicação e páginas inicial e final da parte referenciada. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

 

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

 

  •     Filmes, vídeos, entre outros em meio eletrônico

Os elementos essenciais são: título, diretor e/ou produtor, local, empresa produtora ou distribuidora, data e especificação do suporte em unidades físicas. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. Os elementos diretor, produtor, local e empresa produtora ou distribuidora devem ser transcritos se constarem no documento.

 

EXEMPLO 1

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro, Marilia Pera, Vinicius de Oliveira, Sônia Lira, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele et al. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S. l.]: Le Studio Canal; Rioflme; MACT Productions, 1998. 5 rolos de flme (106 min), son., color., 35 mm.

 

EXEMPLO 2

UM MANIFESTO 2.0 do bibliotecário. Mashup por Laura Cohen. Tradução: Maria José Vicentini Jorente. [S. l.: s. n.], 2007. 1 vídeo (4 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?vYj1p0A8DMrE. Acesso em: 12 maio 2010.

 

  • Para entrevistas, o primeiro elemento deve ser o entrevistado

HAMEL, Gary. Efciência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [Entrevista cedida a] Chris Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com. br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-da-criatividade/. Acesso em: 23 mar. 2017.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Política de Privacidade

Os nomes e e-mails informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Revista Novos Cadernos NAEA adota o acesso livre e gratuito ao seu conteúdo (open access), no sentido de promover a divulgação e democratização do conhecimento científico.