OLHOS D’ÁGUA COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMAS DE EJAI
Resumo
Dados de 2020 apontaram que o número de leitores ativos no Brasil diminuiu de 56% para 52% entre o público que possui curso superior completo e entre as pessoas com maior poder aquisitivo. Tendo em vista que esse público pode ter acesso à leitura de forma privilegiada, tais dados podem ser ainda mais alarmantes se levarmos em consideração aqueles que não podem ter nenhum acesso ao letramento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar a obra Olhos D’água de Conceição Evaristo (2018) como ferramenta de proposta de Letramento Literário em turmas da modalidade de ensino Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), assim como demonstrar qual o perfil dos alunos integrantes dessa modalidade, apresentar a importância da obra aos estudantes do EJAI e expor elementos que instigam a leitura do material. Para isso, elegemos como metodologia a pesquisa bibliográfica e definimos como aporte teórico principal os estudiosos Rildo Cosson (2018); Antunes (2003); Pinto-Bailey (2021); Reichardt e Silva (2021), além de documentos oficiais regidos pela Constituição Federal Brasileira. Os resultados apontaram que a obra de Evaristo apresenta histórias e personagens inclusivos, podendo gerar identificação por parte dos alunos da EJAI, independente de cor, gênero, classe social e sexualidade; as histórias também mostram o cotidiano de pessoas semelhantes aos estudantes do EJAI, que são em sua maioria periféricos e de baixo poder aquisitivo. Conclui-se que o livro de Evaristo pode aumentar consideravelmente o interesse dos alunos da EJAI pela leitura e dessa forma propiciar o Letramento Literário.
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