Logo do cabeçalho da página Revista PET Interdisciplinar Conexões de Saberes

O ENSINO DE LITERATURA E PROJETOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES: O CONTEXTO AMAZÔNICO EM AÇÃO

Gabrielly Barbosa PAIXÃO, Fernanda Boarin BOECHAT

Resumo

A proposta dessa pesquisa é descrever dois projetos de leitura em áreas periféricas, evidenciando as iniciativas públicas ou não que visam instigar a formação dos leitores no contexto amazônico, isto é, acompanha a realidade de quem frequenta esses ambientes e a importância do letramento literário (COSSON, 2016) como uma atitude humanizada que abre caminho para a construção crítica do sujeito. Analisaremos os contextos nos quais essas ações estão sendo implementadas e a receptividade dos frequentadores a essas iniciativas. Dois projetos foram analisados: o projeto governamental Usina da Paz e o projeto comunitário Gueto Hub, ambos desenvolvidos no bairro do Jurunas na cidade de Belém-PA. Posteriormente, discutiremos a relevância dos mediadores de leitura em espaços públicos e seu papel crucial em promover o acesso à literatura. Além disso, o estudo explora o ensino da literatura e seu impacto na motivação dos leitores. Por último, serão examinadas as diferenças e semelhanças entre essas iniciativas.


Texto completo:

PDF

Referências


COMPAGNON, A. Literatura para quê?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

TODOROV, T. A Literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

LAJOLO, M. Literatura: ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2011.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v9i1.19508

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line