Logo do cabeçalho da página

Modernizando a Museologia na Amazônia: transformações curriculares no curso de Museologia da UFPA e seu impacto na educação museológica

Jéssica Tarine Moitinho de Lima, Wanessa Pires Lott

Resumo

O campo da Museologia tem enfrentado transformações significativas em resposta às demandas sociais e acadêmicas. Este artigo tem como objetivo analisar as recentes atualizações do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), enfatizando a integração de temas contemporâneos e a adaptação às novas exigências do campo. Adotou-se uma metodologia que envolveu análise documental, entrevistas semiestruturadas e revisão da literatura relevante. Como resultado, obteve-se um entendimento amplo das mudanças curriculares e suas implicações. Tais alterações implementadas no PPC se refletem no ensino de Museologia na universidade. Em sintonia com tendências globais e regionais, elas destacam a necessidade de uma formação que preserve e inove no ensino sobre patrimônio, cultura e sociedade. A inclusão de tópicos como sustentabilidade, questões de gênero e tecnologias digitais no currículo evidencia um compromisso com a relevância social e a inovação acadêmica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rve.v0i2.19378

Revista Ver a Educação. © Direitos reservados 2025