Logo do cabeçalho da página

Educação e corporeidade – considerações sobre uma abordagem contemporânea da educação/formação

Álvaro Luiz Pantoja Leite

Resumo

O texto parte da consideração de que o pensamento complexo desafia-nos a deslocar nosso próprio pensamento para uma nova figura do sujeito, que implica a reconsideração do corpo e a emergência da noção de corporeidade. Nessa concepção, o sistema-corpo vem a ser a instância fundamental para uma teoria pedagógica fundada numa filosofia do corpo, que tome como base a noção de sujeito encarnado. Tal noção implica uma abordagem não-abstrata da subjetividade, referida às noções de corpo como organismo vivo e corporeidade como unidade cérebro-mente-corpo em movimento. Consistente com essa abordagem, a ideia de corpos conscientes como sujeitos de conhecimento – desenvolvida ao longo da obra do educador Paulo Freire – convida-nos a pensar o corpo e a consciência juntos, constituindo-se dialeticamente num mesmo movimento, numa mesma história.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rve.v0i2.18019

Revista Ver a Educação. © Direitos reservados 2025