Revista Interdisciplinar Margens

OS ESTUDOS DO LETRAMENTO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS

Herika Socorro da Costa Nunes

Abstract

Neste estudo apresentamos reflexões acerca dos estudos do letramento, situando conceitos, mitos, modelos, práticas e as repercussões para a formação do professor, para a escola e para as políticas públicas de letramento na tentativa de contribuir para o aprofundamento do debate no cenário educacional local. Alguns estudiosos afirmam que os Cursos de Licenciaturas de nossas Universidades e IES públicas e privadas, não têm contemplado de forma satisfatória a interface da lingüística com os estudos do letramento. A despeito da crítica podemos acrescentar ainda que na grande
maioria dos cursos de formação de professores ainda não há uma diversidade de condições de letramento, o que agrava ainda mais a fragilidade desta formação recebida tendo em vista que o aluno, futuro professor, irá se deparar com práticas lingüísticas em seu contexto de trabalho. A pesquisa revela
que os estudos sobre letramento não são priorizados como campo de reflexão e análise para subsidiar a formação e a prática do professor. Estas constatações fragilizam a formação dos professores de Língua Portuguesa.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2789

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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ISSN:  1806-0560  e-ISSN:  1982-5374

DOI:  https://dx.doi.org/10.18542

         

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