GESTO TESTEMUNHAL E RESISTÊNCIA ANARQUÍVICA NA FOTOGRAFIA FEMININA CHILENA
Abstract
Quando vamos aos arquivos da produção fotográfica do Chile durante a ditadura (1973-1990), nos deparamos com dois importantes documentos históricos, realizados em 1981 e 1982, publicado pela Asociación de Fotógrafos Independientes (AFI), O segundo anuário, teve parte de um concurso para selecionar as fotografias que comporiam a publicação, que continha fotografias de Chilenos que viviam no Chile e em outros países como Brasil, Argentina e França. Neste estudo, observaremos como a fotografia feminina chilena, se apresenta como gesto testemunhal e um arquivo da resistência à ditadura no Chile. Para isso, refletimos sobre a relação do gesto fotográfico (Vilém Flusser, 1983) com o gesto testemunhal (Seligmann-Silva 2009; 2022; Sarmento-Pantoja, 2024), e as políticas de resistência anarquívica, inspiradas em Jacques Derrida, Mal de arquivo (1995) e Márcio Seligmann-Silva, Sobre o anarquivamento (2014).
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALVARADO, María del Mar Ramírez. Las miradas turbadoras: La obra de la fotógrafa Julia Margaret Cameron en el marco de la Historia de la Comunicación y de los Estudios de Género. Observatorio Journal, vol.10 - nº1, 181-200, 2016.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. (Trad. Sérgio P. Rouanet) In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense. 1994.
BONFIGLIOLI, Cristina Pontes. Gesto fotográfico e a produção de imagens-sensação sobre o Protocolo de Kyoto. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.11, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324240684
DELEUZE, Gilles. Platão e o simulacro. In. DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 4ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. pp. 259-271.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, pp. 204 - 219, nov. 2012.
ESCOFFIE, Simón. La desmovilización social de los márgenes urbanos: un análisis del caso chileno. Polis: Revista Latinoamericana, V22, N66, 2023. https://doi.org/10.32735/S0718-6568/2023-N66-3371
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta – ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 1985.
LABRA, Cristian Manuel González. Transformación económica en la subcuenca del río pilmaiquén bajo el neoliberalismo: estado y empresas hidroeléctricas en las comunas de Puyehue y Río Bueno, 1973-2015. Tesis de Magíster. Universidad Austral de Chile, 2018. Disponible em: http://cybertesis.uach.cl/tesis/uach/2018/egg643t/doc/egg643t.pdf.
LEBRUN, Gérard. Sombra e luz em Platão. Arte e Pensamento. Instituto Moreira Sales (IMS). Disponível em: https://artepensamento.ims.com.br/item/sombra-e-luz-em-platao/
LEENHARDT, Jacques. Hercule Florence: Le Nouveau Robinson. Critique d’art, Toutes les notes de lecture en ligne, 2017.
MAYA, Eduardo Ewald. Nos passos da história: o surgimento da fotografia na civilização da imagem. Discursos fotográficos, Londrina, v.4, n.5, p.103-129, jul./dez. 2008.
MONTEIRO, Rosana Horio. Descobertas múltiplas – A fotografia no Brasil (1824 – 1833). São Paulo: FAPESP, 2001.
NUNES, Benedito. Introdução. In. PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Pará: UFPA, 2000.
PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Pará: UFPA, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental Org.: Editora 34, 2005.
SILVA, André Luiz da Paz e. Platão e a “Fotografia” como produtora de simulacros. Revista Pandora Brasil - Nº 67 - Outubro de 2015. SP. Disponível em: https://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/filosofia_67/andre_p.pdf
SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Fotografia como gesto testemunhal nas mudanças climáticas. Margens. V. 18, N. 30, Jan-Jun, pp. 339-354, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i30.17147
SARMENTO-PANTOJA, Augusto. O testemunho em três vozes: testis, superstes e arbiter. Literatura e Autoritarismo, N. 33, pp. 5-18, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1679849X35461
SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Literatura e arte de resistência. In. SARMENTO-PANTOJA, Augusto. UMBACH, Rosani; SARMENTO-PANTOJA, Tânia. Estudos de Literatura e Resistência. Campinas-SP: Pontes Editores, 2014.
SARMENTO-PANTOJA, Tânia. Fora da Caixa: estudo sobre resistência e memória. Belém: PPGL, 2024.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Sobre o anarquivamento – um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Revista Poiésis, n. 24, p. 35-58, Dez, 2014. DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.35-58
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Grande Sertão: Veredas como gesto testemunhal e confessional. Alea 11 (1), Jun, pp. 130-147, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2009000100011
SHUFFER, Cynthia. Eres la primera. Miradas situadas sobre la colección fotográfica de Inés Paulino. Bajo la Lupa, Subdirección de Investigación, Servicio Nacional del Patrimonio Cultural, Goberno de Chile, 2022. Disponible en: https://www.investigacion.patrimoniocultural.gob.cl/publicaciones/ eres-la-primera-miradas-situadas-sobre-la-coleccion-fotografica-de-ines-paulino
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i31.18256
Copyright (c) 2025 Augusto Sarmento-Pantoja

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Indexing for:
Impact Factor 1.54

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542