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BATER DE FRENTE COM A SOCIEDADE: RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE ORFEU NEGRO E RENASCENÇA CLUBE

Beatriz Gonçalves Mariano, Alexandre de Carvalho Castro, Aline da Fonseca Sá e Silveira, Maria Cristina Giorgi

Abstract

Este artigo teve por objetivo, a partir de Mikhail Bakhtin, analisar as relações dialógicas presentes no pré-documentário de Orfeu Negro, montagem baseada na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, reproduzido pelo Renascença Clube. A questão fulcral é que, para os produtores, o referido documentário poderia funcionar como um “lugar de memória” para o Clube, que se considera uma instituição voltada para a valorização da cultura negra no Brasil. Assim sendo, esta pesquisa teve um caráter qualitativo-exploratório, e constatou que a proposta do documentário constitui um discurso de resistência negra ao lidar com o resgate do entrecruzamento de enunciados que envolvem numerosos atores e personagens que estiveram no palco e nos bastidos da peça Orfeu Negro, encenada no interior do clube.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v19i32.17059

Copyright (c) 2025 Beatriz Gonçalves Mariano, Alexandre de Carvalho Castro, Aline da Fonseca Sá e Silveira, Maria Cristina Giorgi

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DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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