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O DISCURSO CENOGRÁFICO DA ÓPERA

Natália Cristina dos Santos Silva da Costa, Thiago Almeida Barros, Edgar Monteiro Chagas Junior, Paulo Jorge Martins Nunes

Abstract

Resumo: Belém do Pará. Início do século XXI. A ópera “O Viajante das Lendas Amazônicas”, escrita por Paes Loureiro e musicada por Serguei Firsanov, abriga três lendas do imaginário amazônico. A produção contou com profissionais renomados, entre o quais Miguel Campos, Elizety Rêgo, Ester Sá, Nando Lima, Jaime Amaral, Maurício Franco, os quais contribuíram para a concretização da obra. Este artigo pretende evidenciar peculiaridades dessa ópera, bem como o discurso representativo que ela expressa como forma estética. Levando em conta o raciocínio dialético da experiência artística, de Brook (1970) e a construção do Discurso Artístico, de Ghirardi e Afonso (2022), objetiva-se compreender os discursos não verbais presentes na referida obra. Nossa metodologia baseia-se na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001), observada a partir da gravação oficial de evento operístico, realizado em Belo Horizonte, em 2007. Procura-se estudar a relevância da visualidade e demais formas de discurso como elementos semânticos, presentes na referida ópera, inserindo-a no contexto sociopolítico e cultural da Amazônia.


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Acesso: https://youtu.be/-60TxeG6jbI Documentário Ópera O Viajante das Lendas Amazônicas, transmitido pelo Youtube.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i31.16857

Copyright (c) 2025 Natália Cristina dos Santos Silva da Costa, Thiago Almeida Barros, Edgar Monteiro Chagas Junior, Paulo Jorge Martins Nunes

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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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