O DISCURSO CENOGRÁFICO DA ÓPERA
Abstract
Resumo: Belém do Pará. Início do século XXI. A ópera “O Viajante das Lendas Amazônicas”, escrita por Paes Loureiro e musicada por Serguei Firsanov, abriga três lendas do imaginário amazônico. A produção contou com profissionais renomados, entre o quais Miguel Campos, Elizety Rêgo, Ester Sá, Nando Lima, Jaime Amaral, Maurício Franco, os quais contribuíram para a concretização da obra. Este artigo pretende evidenciar peculiaridades dessa ópera, bem como o discurso representativo que ela expressa como forma estética. Levando em conta o raciocínio dialético da experiência artística, de Brook (1970) e a construção do Discurso Artístico, de Ghirardi e Afonso (2022), objetiva-se compreender os discursos não verbais presentes na referida obra. Nossa metodologia baseia-se na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001), observada a partir da gravação oficial de evento operístico, realizado em Belo Horizonte, em 2007. Procura-se estudar a relevância da visualidade e demais formas de discurso como elementos semânticos, presentes na referida ópera, inserindo-a no contexto sociopolítico e cultural da Amazônia.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Hundred Years. Penguin Books Limited, London, 2012.
ANDRADE, Eduardo dos Santos. O espaço cênico no tempo digital: reflexões
sobre a cenografia e o teatro como lugar de encontro. UFMG, 2021.
BARROS, Dulce Elena Coelho. Análise do discurso crítica: pesquisa social e linguística. 1ª JIED – Jornada Internacional de Estudos Acadêmica, 2008.
BRANDÃO, H. H. L. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora Unicamp, 2004.
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Trad. The empty space. Petrópoles: Vozes, 1970.
CAPPELLI, Vittorio. La presenza italiana in Amazzonia e nel nordest del Brasile tra Otto e Novecento. Revista Maracanan, UERJ, Rio de Janeiro, n. 6, p. 123-146, 2010
CARDOSO, Ana; FERNANDES, Danilo; BASTOS, Ana y SOUSA, Cleidianne. A Metrópole Belém e sua centralidade na Amazônia Oriental Brasileira. EURE (Santiago) [online]. 2015, vol.41, n.124 [citado 2023-12-04], pp.201-223. Disponible en: . ISSN 0250-7161.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. Modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
CHOULIARAK, L. e N. FAIRCLOUGH. 1999. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis Edimburgo: Edinburgh University Press.
CORTESÃO, J. A carta de Pero Vaz de Caminha. Lisboa Portugália, 1967, 221 p. Disponível em: http://nonio.eses.pt/brasil/.
DESGRANGES, Flávio, O espectador e a contemporaneidade: perspectivas pedagógicas. Revista Sala Preta 2002, vol. 2, 221-228, USP,
FLAIRCOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: The critical Study of Linguage. p. cm. -(Language in social life series) Chiefly a collection of previously published articles and. essays,1980-1993.
FAIRCLOUGH, N. 1985. Critical and Descriptive Goals in Discourse Analysis. Journal of Pragmatics,
FLAIRCOUGH, Norman. Discurso e mudança Social. Trad. Izabel Magalhães. 1 ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
GONÇALVES, Newton de Sales; AMOROSINO, Wagner. Enciclopédia do estudante: música: compositores, gêneros e instrumentos, do erudito ao popular; tradutor, editor Oscar Pilagallo Filho. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2008.
https://emufpa.ufpa.br/index.php/a-emufpa/historia
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica – Uma poética do Imaginário. 5ª Edição, Manaus: Editora Valer, 2015.
MACHADO, João Carlos. Quando é cenografia? Revista Cena, Porto Alegre, no 30, p. 61-72 jan./abr. 2020 Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cena
MALHEIROS, R. G.; ROCHA, G. O. R. da. A cidade de Belém e seu processo de modernização: aspectos históricos, econômicos e sociais acerca da constituição dos ideais de progresso e civilização (1840 – 1870). URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 201–235, 2013. DOI: 10.20396/urbana.v5i2.8635082. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635082.
MAURÍCIO BRANDÃO, J. Ópera no Brasil: um panorama histórico. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/mh.v12i2.22543. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/22543.
MAYOR, M. S. (2015). O teatro do século XVIII no Brasil: das festas públicas às casas de ópera. Revista Aspas, USP, São Paulo, n. 2, p. 103-110, 2015.
MINGOLO, Walter D. Colonialidade - O lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol 32, nº 94, 2017.
MONTAIGNE, Michel Eyquem de - 1533-1592. Os pensadores - Ensaios. Tradução de Sérgio Millet, 1ª ed. São Paulo, Abril Cultura, 1984. de. Coleção Os Pensadores, vol. XVIII. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
NECKEL, Nádia Régia Maffi. Análise de Discurso e o Discurso Artístico. Seminário de Estudos em Análise do Discurso (2.: 2005: Porto Alegre: Anais do II SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre: UFRGS, Disponível em: ISSN 2237-8146
PAULON, Andréa, NASCIMENTO, Jarbas Vargas, LARUCCIA, Mauro Maia. Análise do Discurso: Fundamentos Teórico-Metodológicos. Revista Diálogos Interdisciplinares
, vol. 3, n°.1, ISSN 2317-3793
ROSSINI, Élcio. Cenografia no teatro e nos espaços expositivos: uma abordagem além da representação. TransInformação, Campinas, 24(3):157-164, set./dez., 2012
SÁ, Hélder José Batista. A Escola Violinística Russa do Século XX e a sua presença em Portugal. Orientador: Evgueni Zoudilkine. Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e arte, 2009.
Acesso: https://youtu.be/-60TxeG6jbI Documentário Ópera O Viajante das Lendas Amazônicas, transmitido pelo Youtube.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i31.16857
Copyright (c) 2025 Natália Cristina dos Santos Silva da Costa, Thiago Almeida Barros, Edgar Monteiro Chagas Junior, Paulo Jorge Martins Nunes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Indexing for:
Impact Factor 1.54

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542