O PÊNDULO AUTOCRÁTICO-DEMOCRÁTICO NA SOCIOLOGIA DE FLORESTAN FERNANDES
Abstract
O presente trabalho apresenta a crítica de Florestan Fernandes a respeito da relação entre Estado autocrático-burguês e democracia no Brasil. Para o sociólogo paulista, a história republicana encontra-se entre extremos, sendo um ideal e outro real. No primeiro, o ideal democrático tem servido como engodo civilizatório, principalmente, após momentos de acentuado extremismo civil-militar. No segundo, a autocracia se manifesta mediante uma sociedade conservadora, reacionária e fechada para inclusão social do povo no exercício efetivo das conquistas da modernidade burguesa. A metodologia empregada é de cunho qualitativo-bibliográfico e se detém nas obras que discutem os conceitos de revolução burguesa, autocracia e democracia. Os resultados apontam a existência de uma constante autoritária que, para não romper os laços de dependência em relação ao capitalismo e aos modelos institucionais modernos dos países centrais, arrefece do mais extremo radicalismo por meio de uma ideologia democrática que se efetiva apenas para estratos privilegiados.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2006.
BOITO JR, Armando. Política neoliberal e sindicalismo no Brasil. São Paulo: Xamã Editora, 1999.
BURKE, Edmund. Reflexões sobre a Revolução na França. Rio de Janeiro: Top´books, 2012.
CHAGAS, Rodrigo Pereira. Florestan Fernandes: a autocracia burguesa como estrutura histórica e a institucionalização da contra-revolução no Brasil. Dissertação (Mestrado em História Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12653. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
COSTA, Diogo Valença de Azevedo. Florestan Fernandes e a América Latina. Onteaiken, n.10, p.48-62, 2010. Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revsocio/article/view/249325/37610. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
FERNANDES, Florestan. A ditadura em questão. São Paulo: T. A. Queiroz, 1982.
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade Tupinambá. 3ª ed. São Paulo: Globo, 2006a.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008a. 2 volumes.
FERNANDES, Florestan. A organização social dos Tupinambá, São Paulo, Instituto Progresso Editorial, 1949; 2ª.ed.. São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1963.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. 5ª ed. São Paulo: Globo, 2005.
FERNANDES, Florestan. Apontamentos sobre a “teoria do autoritarismo”. São Paulo: HUCITEC, 1979a.
FERNANDES, Florestan. Brasil: em compasso de espera – pequenos escritos políticos. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2011.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e as classes sociais na América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
FERNANDES, Florestan. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o “poder institucional”. São Paulo: Globo, 2010.
FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979b.
FERNANDES, Florestan. Democracia e desenvolvimento: a transformação da periferia e o capitalismo monopolista da era atual. São Paulo: HUCITEC, 1994.
FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora/Editora da Universidade de São Paulo, 1966.
FERNANDES, Florestan. Em busca do socialismo, São Paulo, Xamã, 1995.
FERNANDES, Florestan. Movimento socialista e os partidos políticos. São Paulo: HUCITEC, 1980.
FERNANDES, Florestan. Mudanças sociais no Brasil. São Paulo: Global, 2008b.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FERNANDES, Florestan. O negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Global, 2007a.
FERNANDES, Florestan. O PT em movimento: contribuição ao I Congresso do Partido dos Trabalhadores. São Paulo, Cortez, 1991.
FERNANDES, Florestan. O que é Revolução. In: PRADO JÚNIOR, Caio; FERNANDES, Florestan. Clássicos sobre a revolução brasileira. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
FERNANDES, Florestan. Pensamento e ação: o PT e os rumos do socialismo. São Paulo: Globo, 2006b.
FERNANDES, Florestan. Que tipo de República?. 2ª ed. São Paulo: Globo, 2007b.
FERNANDES, Florestan. Resposta às Intervenções: um ensaio de interpretação sociológica crítica. Encontros com a Civilização Brasileira, n.4, p.200-207, 1978.
FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Global, 2008c.
GONÇALVES, Rodrigo Jurucê Mattos. O marxismo de Florestan Fernandes na obra “A Revolução Burguesa no Brasil” (1975). Revista de Teoria da História, v.17, n.1, p.262-291, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/48047/23431. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Prefácio. In: FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes: o legado da “raça branca”. v. 1. 5.ed. São Paulo: Editora Globo, 2008.
IANNI, Octávio. Pensamento Social no Brasil. São Paulo: EDUSC/ANPOCS, 2004.
MACEDO, R. F.; CERQUEIRA, R. F. S.. Florestan Fernandes e a apreensão da contra-revolução brasileira. In: Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011, 2011, Niterói. Anais do Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011: teoria e prática, 2011. Disponível em: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2015/08/Florestan-Fernandes-e-a apreens%C3%A3o-da-contrarrevolu%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
MACIEL, D.. Florestan Fernandes e a questão do transformismo na transição democrática brasileira. In: IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 2010, Londrina - PR. Anais do IV simpósio Lutas Sociais na América Latina. Londrina - PR: GEPAL, 2010. v. 1. p. 102-112. Disponível em:
https://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/anais_ivsimp/gt8/11_davidmaciel.pdf. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
MAESTRI, Mário. Florestan Fernandes: o olhar de um socialista revolucionário sobre a revolução burguesa no Brasil. Ideias, v.4, n.1/2, p.81-98, 1997. Disponível em: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/11/M-Maestri-FF.pdf. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
MANDARINO, Thiago Marques. Para pensar o Brasil no capitalismo contemporâneo: contribuições teóricas de Florestan Fernandes. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, v.2, n.1, p.78-100, 2012. Disponível em:
https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/14823/9777. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
REIS, José Carlos. As Identidades do Brasil 1: de Varnhagen a FHC. 9ª ed. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2007.
RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Alameda, 2008.
ROSA, Marcelo; Indivíduo e sociedade na transição para o capitalismo: o possível diálogo entre Norbert Elias e Florestan Fernandes. Novos Estudos, v.69, n.2, p.161-173, 2004. Disponível em: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-69/. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
SAMPAIO JR., Plínio de Arruda. Entre a Nação e a Barbárie: os dilemas do capitalismo dependente em Caio Prado, Florestan Fernandes e Celso Furtado. Petrópolis: Vozes, 1999.
SHIOTA, Ricardo Ramos. Brasil: terra de contrarrevolução – revolução brasileira e classes dominantes no pensamento político e sociológico. Curitiba: Appris, 2018.
SILVA, Felipe Maia Guimarães da. Questão agrária e modernização na periferia do capitalismo: uma incursão pelos estudos agrários de Lênin e de Max Weber. Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, n.8, p.119-145, 2011. Disponível em: http://desigualdadediversidade.soc.puc-rio.br/media/artigo4_8.pdf. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
SILVA, Lucas Trindade da. Modelo Autocrático-Burguês: uma sociologia do desenvolvimento desigual e combinado. Estudos de Sociologia, v.2, n.26, p.231-263, 2020. Disponível em: https://typeset.io/pdf/modelo-autocratico-burgues-uma-sociologia-do-desenvolvimento-3jc6bw0yhy.pdf. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
SILVA, Lucas Trindade da. Um Florestan para além da “tese da singularidade brasileira”. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, vol.18, n.1, p.81-111, 2022. Disponível em: https://revistaterceiromilenio.uenf.br/index.php/rtm/article/view/217/206. Acesso em: 29 de jun. de 2024.
STOPPINO, M. Ditadura. In: BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G.(Org.). Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, 1ª ed. 1998.
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia,1998.
TOLEDO, Caio navarro de. Utopia e socialismo em Florestan Fernandes. In: ANTUNES, Ricardo C.; SACCHETTA, Vladimir (Orgs.). Florestan ou o sentido das coisas. São Paulo: Boitempo, 1998.
ZIZEK, Slavoj. Introdução: o espectro da ideologia. In: ZIZEK, Slavoj (Org.). Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i31.16527
Copyright (c) 2025 Elson dos Santos Gomes Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Indexing for:
Impact Factor 1.54

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542