Page Header

OS LIMITES DO MONÓLOGO INTERIOR E A KHÔRA

Olga Kempinska

Abstract

O presente artigo busca elaborar uma crítica do monólogo interior do ponto de vista da poética desconstrutivista. Ao se relacionar à visceralidade da voz, à expressividade, e ao desconsiderar o outro assim como a alteridade, o monólogo interior se vê colocado em questão por diferentes práticas da escritura. Aparentemente voltado para a subjetividade em seus fluxos, o monólogo interior tende a confundir a percepção, o pensamento e a lembrança, afirmando-se como uma manifestação do fonocentrismo. Assim, o solilóquio, ainda que não pronunciado, enfatiza a experiência do presente, correspondendo destarte à oposição entre a forma e a matéria, que articula a metafísica ocidental. Na crítica da redução da alteridade, há também uma grande importância da articulação da khôra, inacessível à retórica, intraduzível, ao mesmo tempo indiferente e livre de crueldade, e que remete ao neutro. Na tradição ocidental, é o canto das sereias que assinala os perigos da falta de alteridade.


References


AUERBACH, Erich. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BARTHES, Roland. Textual Analysis of a Tale by Edgar Poe. Trad. De. G. Marshall. In. Poe Studies 10, 1977, pp. 1-12.

CHASE, Linda. Richard Estes. Nova Iorque: Phaidon, 2014.

DERRIDA, Jacques. La voix et le phénomène. Introduction au problème du signe dans la phénoménologie de Husserl. Paris: PUF, 1993a.

DERRIDA, Jacques. Passions. Paris: Galilée, 1993b.

DERRIDA, Jacques. A voz e o fenômeno. Introdução ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Trad. L. Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

DERRIDA, Jacques. Khôra. Trad. N. Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1995.

DERRIDA, Jacques. Salvo o nome. Trad. N. Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1995.

HOMERO. Odisseia. Trad. F. Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2010.

FAULKNER, William. The Sound and the Fury. Londres: Everyman’s Library, 2000.

FAULKNER, William. O som e a fúria. Trad. P. H. Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

FONSECA, Rubem. Carne crua. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, e-book, 2018.

ISER, Wolfgang. Der implizite Leser. Kommunikationsformen des Romans von Bunyan bis Beckett. Munique: Fink, 1994.

LEAVELL HAYMON, Ava. Eldest Daughter. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2013.

LISPECTOR, Clarice e SABINO, Fernando. Cartas perto do coração. Rio de Janeiro: Record, 2011.

LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Lisoba: Relógio d’Água, 2016.

NUNES, Benedito. A narração desarvorada. In. Cadernos de Literatura Brasileira 17 e 18. Instituto Moreira Salles, 2004, pp. 292-301.

POE, Edgar Allan. Poetry and Tales. Nova Iorque: The Library of America, 2019.

POND, Catherine. Fieldglass. Carbondale: Crab Orchard Review, 2021.

SALLENAVE, Danièle. Em torno do monólogo interior: leitura de uma teoria. In. Masculino, Feminino, Neutro. Ensaios de semiótica narrativa. Trad. T. Franco Carvalhal et al. Porto Alegre: Editora Globo, 1976, pp. 105-126.

SMITH, Ron. Moon road. Poems, 1986-2005. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2007.

SMITH, Ron. Its Ghostly Workshop. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2013.

SMITH, Ron. The Humility of the Brutes. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i31.14202

Copyright (c) 2025 Olga Kempinska

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!