OS LIMITES DO MONÓLOGO INTERIOR E A KHÔRA
Abstract
O presente artigo busca elaborar uma crítica do monólogo interior do ponto de vista da poética desconstrutivista. Ao se relacionar à visceralidade da voz, à expressividade, e ao desconsiderar o outro assim como a alteridade, o monólogo interior se vê colocado em questão por diferentes práticas da escritura. Aparentemente voltado para a subjetividade em seus fluxos, o monólogo interior tende a confundir a percepção, o pensamento e a lembrança, afirmando-se como uma manifestação do fonocentrismo. Assim, o solilóquio, ainda que não pronunciado, enfatiza a experiência do presente, correspondendo destarte à oposição entre a forma e a matéria, que articula a metafísica ocidental. Na crítica da redução da alteridade, há também uma grande importância da articulação da khôra, inacessível à retórica, intraduzível, ao mesmo tempo indiferente e livre de crueldade, e que remete ao neutro. Na tradição ocidental, é o canto das sereias que assinala os perigos da falta de alteridade.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
AUERBACH, Erich. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BARTHES, Roland. Textual Analysis of a Tale by Edgar Poe. Trad. De. G. Marshall. In. Poe Studies 10, 1977, pp. 1-12.
CHASE, Linda. Richard Estes. Nova Iorque: Phaidon, 2014.
DERRIDA, Jacques. La voix et le phénomène. Introduction au problème du signe dans la phénoménologie de Husserl. Paris: PUF, 1993a.
DERRIDA, Jacques. Passions. Paris: Galilée, 1993b.
DERRIDA, Jacques. A voz e o fenômeno. Introdução ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Trad. L. Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
DERRIDA, Jacques. Khôra. Trad. N. Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1995.
DERRIDA, Jacques. Salvo o nome. Trad. N. Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1995.
HOMERO. Odisseia. Trad. F. Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2010.
FAULKNER, William. The Sound and the Fury. Londres: Everyman’s Library, 2000.
FAULKNER, William. O som e a fúria. Trad. P. H. Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
FONSECA, Rubem. Carne crua. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, e-book, 2018.
ISER, Wolfgang. Der implizite Leser. Kommunikationsformen des Romans von Bunyan bis Beckett. Munique: Fink, 1994.
LEAVELL HAYMON, Ava. Eldest Daughter. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2013.
LISPECTOR, Clarice e SABINO, Fernando. Cartas perto do coração. Rio de Janeiro: Record, 2011.
LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Lisoba: Relógio d’Água, 2016.
NUNES, Benedito. A narração desarvorada. In. Cadernos de Literatura Brasileira 17 e 18. Instituto Moreira Salles, 2004, pp. 292-301.
POE, Edgar Allan. Poetry and Tales. Nova Iorque: The Library of America, 2019.
POND, Catherine. Fieldglass. Carbondale: Crab Orchard Review, 2021.
SALLENAVE, Danièle. Em torno do monólogo interior: leitura de uma teoria. In. Masculino, Feminino, Neutro. Ensaios de semiótica narrativa. Trad. T. Franco Carvalhal et al. Porto Alegre: Editora Globo, 1976, pp. 105-126.
SMITH, Ron. Moon road. Poems, 1986-2005. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2007.
SMITH, Ron. Its Ghostly Workshop. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2013.
SMITH, Ron. The Humility of the Brutes. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v18i31.14202
Copyright (c) 2025 Olga Kempinska

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Indexing for:
Impact Factor 1.54

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542