Cabeçalho da página

Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática

Nayra da Cunha Rossy, Tadeu Oliver Gonçalves, Mauro Guterres Barbosa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade.


Palavras-chave

identidade docente; professores de matemática; subjetividade


Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Metafísica: livro I e livro II. São Paulo: Abril S.A. Cultura, 1984.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DUBAR, Claude. A Crise das identidades. Edusp. São Paulo, 2009.

DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

FARIA, Ederson de., SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011.

OLIVEIRA, C. A. V. de, GOMES, A. A. Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores. Série-estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n. 18, p. 193-202, 2004.

FREITAS, F. L. A constituição da identidade docente: discutindo a prática no processo de formação. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.

PANDOLPHO, M. M. S. Ensino de biologia em questão: os valores e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. São Paulo, 2006.

VIEIRA, M. M. S. Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituição identitária na perspectiva da dimensão da espiritualidade. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009.

WACQUANT, Lioc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem, n. 16, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.9662

Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License