Cabeçalho da página

Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção cientifica

Amanda Berk Queiroz, Marcelo Borges Rocha

Resumo

Entendendo o potencial que o cinema tem para apresentar informações, inclusive científicas, para o público em geral, torna-se importante entender como a figura do cientista vem sendo representada nestas obras. Assim, neste estudo foram selecionados 14 filmes de ficção científica com o objetivo de investigar as representações de cientista nas atividades cientificas. A análise do material foi pautada na análise fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Leté, associada à análise de conteúdo categorial temática de Bardin. As categorias foram elaboradas a priori e a posteriori da observação dos filmes. Foi possível constatar a predominância da figura do cientista herói-aventureiro com habilidades para solucionar problemas de caráter cientifico e que se arrisca em favor da humanidade. Destaca-se que representações como esta e, as demais encontradas no estudo, podem reforçar padrões de cientistas que permeiam o imaginário da população. Considera-se assim, que as reflexões apresentadas tornam-se relevantes no sentido de gerar possíveis desdobramentos para outras pesquisas que contribuam para problematizar a visão de cientista na produção do conhecimento cientifico.


Palavras-chave

ficção científica; cinema; cientista


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, E. A. de F. Ciências em cena: o cinema como registro histórico-filosófico das visões dos educandos sobre as ciências da natureza. Revista Ciências e Ideias, v. 7, n. 3, p. 149-166, 2017.

BARCA, L. As múltiplas imagens do cientista no cinema. Comunicação e Educação, v. 10, n. 1, p. 31-39, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BREUNIG, E.T.; AMARAL, A.S.; GOLDSCHIMIDT, A. I. História da Ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.15, n.3, p.134-150, 2019.

COLAGRANDE, E.A.; ARROIO, A. Representações sociais sobre ciência e cientista–importante discussão na formação de professores de química. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 1, p. 12-28, 2018.

FIORESI, C.A.; CUNHA, M.B. Mafalda e a divulgação da ciência. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 34, p. 162-176, 2016.

GALVÃO, C.; REIS, P. A promoção do interesse e da relevância do ensino da ciência através da discussão de controvérsias sociocientíficas. Ciência-tecnologia-sociedade no ensino das ciências: Educação científica e desenvolvimento sustentável, p. 131-135, 2008.

KIRBY, D. A. Scientists on the set: Science consultants and the communication of science in visual fiction. Public Understanding of Science, v. 12, n. 3, p. 261-278, 2003.

KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de Ciências e Sobre Cientistas entre Estudantes de Ensino Médio. Revista Química Nova na Escola, n.15, p.11-18, 2002.

LATOUR, B. Experimentos em arte e política. Revista do Programa de Pós-Graduação em comunicação social da faculdade de comunicação e artes, v. 1, p.17-27, 2012.

LEVIN, L.; KREIMER, P. A ciência no cinema: dimensões sociais e culturais. Disponível em: https://www.academia.edu/8996576/A_ci%C3%AAncia_no_cinema_dimens%C3%B5es_sociais_e_culturais. Acesso em: dezembro, 2018.

NETO, A. No 'Show da vida' há um (im)possível para a ciência?: os efeitos de sentidos sobre o discurso jornalístico do Fantástico. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), UNICAMP, Campinas, 2017, 132f.

OLIVEIRA, B.J. Cinema e imaginário científico. História, ciências, saúde - Manguinhos, v. 13, 2006.

QUEIROZ, A.P.B. Análise das representações sobre Natureza da Ciência em filmes de ficção científica. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação). Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2019, 254f.

REZNIK, G.; MASSARANI, L.M.; RAMALHO, M.; MALCHER,, M.A.; AMORIM, L.; CASTELFRANCHI, Y. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? Estudos Feministas, v. 25, n. 2, p. 829-855, 2017.

ROSA, M I.P.; LUDWIG, B.E.; WIRTH, I.G.; FRANCO, P.C.; DUARTE, T.F. Os cientistas nos desenhos animados e os olhares das crianças. Atas... IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Bauru, São Paulo, 2005.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Cortez Editora, 2018.

SANTOS, E.G..; SCHEID, N.M.J. A história da Ciência no cinema: contribuições para a problematização da concepção de Natureza da Ciência. Atas... VIII Enpec–Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, Santo Ângelo-RS, 2011.

SANTOS, E.G..; PASINI, M.; RUDEK, K. Reflexões sobre o uso da mídia cinematográfica no Ensino de Ciências e Biologia nos ENEBIO. Anais... X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 2015.

SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. Concepções sobre a natureza da ciência num curso de ciências biológicas: imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 157-181, 2016.

SILVA, C.; CHRISTO GOBBI, B.; ADALGISA SIMÃO, A. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações rurais e agroindustriais, v. 7, n. 1, p. 23-40, 2005.

SOARES, G.; SCALFI, G.. Adolescentes e o imaginário sobre cientistas: análise do teste “Desenhe um cientista”(DAST) aplicado com alunos do 2º ano do Ensino Médio. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires, Argentina, 2014.

TOMAZI, A.L.; PEREIRA, A.J.; SCHULER, C.M.; PISKE, K.; TOMIO, D. O que é e quem faz ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação infantil. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, p.335-353, 2009.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Introduzione all'analisi del film. Lindau, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.8830

Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License