Cabeçalho da página

Episódios de interferências da Guerra e da Matemática na vida e na obra de Werner Fenchel

Tinne Hoff Kjeldsen

Resumo

No presente artigo, estudamos episódios da vida e obra do matemático alemão-dinamarquês Werner Fenchel na perspectiva da importância da Segunda Guerra Mundial. Por um lado, veremos como a sociedade matemática, em particular o matemático Harald Bohr, ajudou Fenchel a estabelecer uma vida acadêmica em Copenhague, na Dinamarca. Por outro lado, veremos como a organização da contribuição do cientista para o esforço de guerra nos EUA durante a guerra e o financiamento militar pós-guerra da pesquisa acadêmica no período pós-guerra interferiu em alguns dos trabalhos matemáticos de Fenchel, especialmente em sua contribuição para a teoria da dualidade na programação não linear. Como tal, o estudo apresentado neste artigo contribui para nossa compreensão de como a matemática e as condições de um determinado local e tempo interferem na história da matemática.


Palavras-chave

funções conjugadas convexas; dualidade de Fenchel; história da programação matemática; Abordagem da história da matemática de múltiplas perspectivas


Texto completo:

PDF (English)

Referências


DANTZIG, George B. and Wood, M. K. Programming of Interdependent Activities, I General Discussion. Econometrica, 17, p.193-199, 1949.

FENCHEL, W. On Conjugate Convex Functions. Canadian Journal of Mathematics, 1, p. 73-77, 1949.

FENCHEL, W. Convex Cones, Sets, and Functions. Lecture Notes, Department of Mathematics, Princeton University, 1953.

FENCHEL, W. Interview in a newspaper. Box 1. (no date)

FENCHEL, W. Minder fra studietiden. Box1, 1975.

FENCHEL, W. Interview with Werner Fenchel. The Royal Academy of Sciences, Denmark, August 19, 1986. (Conducted by Gert Kjærgård Pedersne, Transcribed by Jørn Børling Olsson. (My translation into English)

JENSEN, B. E. Historie – livsverden og fag (History-lifeworld and discipline). Copenhagen: Gyldendal, 2003.

KISELMAN C. O. Werner Fenchel, a pioneer in convexity theory and a migrant scientist. Nordisk matematisk tidskrift, 61 (2-4), p. 133-152, 2019.

KJELDSEN, T. H. A Contextualized Historical Analysis of the Kuhn-Tucker Theorem in Nonlinear Programming: The Impact of World War II. Historia Mathematica, 27, p. 331-361, 2000.

KJELDSEN, T. H. Uses of History for the Learning of and about Mathematics: Towards a theoretical framework for integrating history of mathematics in mathematics education. In Proceedings of the International Conference on History and Pedagogy of Mathematics (HPM): 1-21. The HPM Satellite Meeting of ICME-12, July 16-20, Daejeon, Korea, 2012.

KJELDSEN, T. H. A Multiple Perspective Approach to History of Mathematics: Mathematical Programming and Rashevsky's Early Development of Mathematical Biology in the Twentieth Century. In Gert Schubring (Ed.) Interfaces between Mathematical Practices and Mathematical Education. Springer, 2019. p. 143-167, 2019.

KOOPMANS, T. C. (Ed.) Activity Analysis of Production and Allocation. Cowles Commission Monograph, 13, New York: Wiley, 1951.

KUHN, H. W. and TUCKER, A. W. Nonlinear Programming. Proceedings of the Second Berkeley Symposium on Mathematical Statistics and Probability, p. 481-492, 1950.

OLD, B. S. The Evolution of the Office of Naval Research. Physics Today, 14, p. 30-35, 1961.

OWENS, L. Mathematicians at War: Warren Weaver and the Applied Mathematics Panel, 1942-1945. In The History of Modern Mathematics, II: Institutions and Applications, eds. David Rowe and John McCleary, 287-305. San Diego: Academic Press, Inc., 1989.

RAMSKOV, K. Matematikeren Harald Bohr (The Mathematician Harld Bohr). Institut for de eksakte videnskabers historie, Det naturvidenskabelige Fakultet, Aarhus Universitet. Ph.D. thesis (in Danish), 1995.

REES, M. S. Mathematics and the Government: The Post-War Years as Augury of the Future. In The Bicentennial Tribute to American Mathematics, 1776-1976, TARWATER, D. (ed.). Buffalo, NY: The Mathematical Association of America, p. 101-116, 1977a.

REES, M. S. Early years of the Mathematics Program at ONR. Naval Research Reviews, 30: p. 22-29, 1977b.

ROCKAFELLAR, R. T. Convex Analysis. Princeton. New Jersey: Princeton University Press, 1970.

SAPOLSKY, H. M. Academic Science and the Military: The Years Since the Second World War. In REINGOLD, N. (Ed.). The Sciences in the American Context: New Perspectives. Washington, D. C.: Smithsonian Institution Press, p. 379-399, 1979.

SCHWEBER, S. S. The Mutual Embrace of Science and the Military: ONR and the Growth of Physics in the United States after World War II. In E. MENDELSOHN, M. R. SMITH and P. WEINGART (eds.) Science, Technology and the Military. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 101-116, 1989.

ZACHARY, P. G. Endless Frontier: Vannevar Bush, Engineer of the American Century. New York: The Free Press, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8559

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License