Cabeçalho da página

A pesquisa da prática pedagógica em aulas de ciências por bolsistas do PIBID

Andrela Garibaldi Loureiro Parente, José Moysés Alves

Resumo

Neste estudo abordamos as contribuições do tema Linguagem e Conhecimento V para a formação inicial de professores dos anos iniciais, apoiados em discussões sobre prática pedagógica, aprendizagem em ciências e professor pesquisador. A professora formadora e os licenciandos, bolsistas do PIBID, em uma perspectiva de pesquisa ação colaborativa, planejaram e realizaram aulas de ciências, sobre temas relevantes. Refletiram sobre essas aulas, analisando a comunicação dos bolsistas com os estudantes. Os licenciandos também produziram relatos pessoais e biografias educativas. Analisamos esse material, interpretativamente, para compreender o processo formativo, apontando as mudanças, avanços e projeções realizadas pelos bolsistas. Além de relacionarem teoria e prática, os licenciandos refletiram sobre a aprendizagem dos estudantes e suas formas de atuação nas aulas realizadas. Também refletiram sobre suas trajetórias de formação e desenvolveram novos interesses relacionados à teoria e à prática pedagógica.


Palavras-chave

formação inicial; aulas de ciências; pesquisa da prática; PIBID


Texto completo:

PDF

Referências


ALTET, M. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa, v. 47, 2017, p.1196-1223. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/fr_1980-5314-cp-47-166-1196.pdf. Acesso em: 9 fev. 2019.

ALVES J. M.; PARENTE A. G. L. Linguagem e conhecimento, tema da formação inicial na Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem. Revista REAMEC, v. 8, n. 1, p.249-267. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9861/pdf. Acesso em: 18 abr. 2020

ANDRÉ, A. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016, p.17-34.

ASTOLFI, Jean-Pierre; PETERFALVI, Brigitte; VÉRIN, Anne. Como as crianças aprendem ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

BUENO, K. C.; FRANZOLIN, F. A utilização de procedimentos didáticos nas aulas de ciências Naturais dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, 2019, p.387-412. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen18/REEC_18_2_5_ex1444.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, v. 10, 2004, p.363-381. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n3/05.pdf. Acesso em: 20 mai. 2012.

CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Pesquisa narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU, Uberlândia: EDUFU, 2011.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para a construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p.11-37.

DRIVER, R., ASOKO, H., LEACH, J., MORTIMER, E. F., SCOTT, P. Construindo conhecimento cientifico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, 1999, p.31-40. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/aluno.pdf. Acesso em: 20 mai. 2012.

EMMEL, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. Cenários reflexivos na prática de ensino da formação inicial de professores em Ciências Biológicas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, 2017. p.181-200. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5078/4616. Acesso em: 18 mai. 2020.

ESTEBAN, M. Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FAGUNDES, T. B. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. v. 21, 2016, p.281-298. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n65/1413-2478-rbedu-21-65-0281.pdf. Acesso 9 fev. 2019

FERNANDES, D. G.; MIGUEL, J. R. Contribuições de uma aula de campo para a aprendizagem de conhecimentos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 13, 2017. p.64-77. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5253/4614. Acesso em: 18 mai. 2020.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, André Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GONZÁLEZ REY, F. L. A imaginação como produção subjetiva: as ideias e os modelos da produção intelectual. In: MARTÍNEZ, A.M. e ÁLVAREZ (Orgs.) O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2014, p.35-61.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2012.

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2010, p.59-79.

MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

SOMBRA, Fábio. Mamão, melancia, tecido e poesia. São Paulo: Ed. Moderna, 2013.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. 6ed. Madri: Ediciones Morata, 1987.

TACCA, M. C. V. R. Estratégias pedagógicas: conceitualização e desdobramentos com foco nas relações professor aluno. In: TACCA, M. C. V. R. Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2008, p. 45-68.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.8264

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License