Cabeçalho da página

Das referências às possibilidades do educar pela pesquisa: a problematização de teorias e práticas no processo de formação de professores

Janice Silvana Novakowski Kierepka, Roque Ismael da Costa Güllich, Lenir Basso Zanon

Resumo

No texto apresentamos reflexões teóricas que apontam a relevância da problematização de teorias e práticas como princípio necessário à formação docente. A partir de uma interlocução teórica entre a Pedagogia Freireana, a Investigação-Ação e o Educar pela Pesquisa, nosso objetivo é compreender de que forma o Educar pela Pesquisa dialoga com estes referenciais. Em Freire e no Educar pela Pesquisa são compartilhadas ideias como: a importância da formação continuada; da problematização e reflexão da prática; da aproximação entre teoria e prática. A Investigação-Ação e o Educar pela Pesquisa valorizam a formação continuada, com participação ativa, problematizadora e reflexiva. Portanto, o Educar pela Pesquisa mantém proximidade em suas ideias com a Pedagogia Freireana e a Investigação-Ação.

 


Palavras-chave

formação continuada; investigação-ação; reflexão; educar pela pesquisa


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ÁLVAREZ, Carmen; MAROTO, José Luis San Fabián. Perspectivas para comprender la relación entre la teoría y la práctica en la formación del profesorado. Enseñanza & Teaching, 31, 1-2013, 23-42.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CASTRO, Catarina. Características e finalidades da Investigação-Ação. s/ano.

CONTRERAS, José Domingo. La investigación en la acción. Cuadernos de Pedagogia, nº 224, Madrid: Morata, abril 1994, p. 7-31.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. – 4 ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; LACERDA, Mitsi Pinheiro. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1229-1242, set./dez. 2009. Disponível em: < http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 27 nov. 2015.

DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 3, n. 5, p. 8 - 22, jan/jul 2008.

ELLIOT, Jhon. La investigación-acción en educación. Ed. Morata, S. L. 4 ed. 2000.

FAPERGS/CAPES. EDITAL FAPERGS 03/2014. Acordo CAPES/FAPERGS. Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras – PICMEL. 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1967.

FREIRE, Paulo. Educadores de rua. Uma abordagem crítica. Alternativas de atendimento aos meninos de rua. UNICEF, julho, 1989. Impresso em Colômbia pela Editorial Gente Nueva. Bogotá.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira / prefácio de Jacques Chonchol. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. – Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Coleção Educação e Comunicação: v. 15).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 40ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GALIAZZI, Maria do C. Educar pela Pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003.

GARCIA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Trad. Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José Antônio Souza Tavares. 2. Ed. Lisboa: Instituto Inovação Educacional, 1992.

GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2 ed.1992.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Educar pela pesquisa: formação e processos de estudo e aprendizagem com pesquisa. 2007, v. 8, n. 10. In: Revista de Ciências Humanas.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Editora Prismas Ltda, 2013.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O Educar Pela Pesquisa na Perspectiva de Supervisores de Escolas Públicas Municipais de Giruá, Rio Grande do Sul, Brasil. Editora Unijuí Ano 28 nº 90 Mai./Ago. 2013. Contexto & Educação.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 240-254, 21 nov. 2019.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010, 120 p.

LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth. Teoria de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (orgs.). Pesquisa em sala de aula: Tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2 ed. 1992.

PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina; AUTH, Milton Antonio; MALDANER, Otavio Aloisio. Autoria Compartilhada na Elaboração de um Currículo Inovador em Ciências no Ensino Médio. In: CONTEXTO e EDUCAÇÃO. Editora Unijuí Ano 22 nº 77. 2007.

PERSON, V.; BREMM, D.; GÜLLICH, R. A formação continuada de professores de Ciências: elementos constitutivos do processo. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 141-147, 30 out. 2019.

PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor: um recurso para investigación em el aula. Díada: Sevilla, 2001.

REIS, Pedro Rocha dos. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008.

ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos. Investigação e ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. 184p.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. 1992. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Portugal: Ed. Porto, 1992.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SILVA, Lenice Heloísa Arruda; SCHNETZLER, Roseli P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências. Ciência & Educação. Bauru, v. 6, n. 1, p. 43-53, 2000.

SILVEIRA, Fernando Lang da. A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico, Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho Docente - Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes & Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. v. 31, n. 3, p. 443-446. 2005.

UFFS. A Pesquisa Científico-escolar na Educação Básica e Reconhecimento da área de Ciências Biológicas. Projeto PICMEL/FAPERGS. Cerro Largo/RS. 2014.

ZANON, Lenir Basso. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: Módulos triádicos na licenciatura de Química. Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Faculdade de Ciências Humanas: Piracicaba. (Tese de Doutoramento). 2003.

ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, 35 (125), p. 63-80, 2005.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.8034

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License