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Ensino, aprendizagem e novas tecnologias: relações entre abordagens teóricas clássicas e contemporâneas

Rosana Maria Luvezute Kripka, Lori Viali, Adriana Dickel, Regis Alexandre Lahm

Resumo

O artigo visa apresentar um paralelo entre as teorias clássicas e contemporâneas de ensino e aprendizagem com as teorias modernas de ensino e de aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Foi realizado um estudo investigativo teórico, segundo a abordagem da pesquisa qualitativa, com vistas a identificar teorias existentes sobre ensino e aprendizagem com o uso das TDIC e suas relações com abordagens teóricas clássicas e contemporâneas. Conclui-se fazendo um paralelo entre as teorias construtivista, cognitivista, humanista e sócio-histórica com o construcionismo e o conectivismo, destacando proximidades e distanciamentos entre o grupo clássico e contemporâneo com a teoria moderna.

Palavras chave: Teorias de Ensino e de Aprendizagem Clássicas; Teorias de Ensino e de Aprendizagem Contemporâneas; Teorias de Ensino e de Aprendizagem com Novas Tecnologias


Palavras-chave

teorias de ensino e de aprendizagem clássicas; teorias de ensino e de aprendizagem contemporâneas; teorias de ensino e de aprendizagem com novas tecnologia


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.8003

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